quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Brasil melhorou significativamente nos últimos dez anos mas em algumas áreas não avançou quase nada. Vamos seguir cobrando!!!

Os dez anos de governos desenvolvimentistas proporcionaram avanços significativos mas também deixaram pendentes desafios que precisam ser enfrentados com urgência para se garantir a democratização plena do país.

 Para o sociólogo Emir Sader, o Brasil combateu a ditadura política clássica, democratizou os direitos sociais, mas, para avançar, precisa acabar com as ditaturas do dinheiro, da terra e da palavra, além de aprimorar seu sistema eleitoral.

Para explicar as conquistas e desafios brasileiros do período, analisadas no livro que organizou e que conta com a participação de 21 intelectuais da esquerda brasileira, Emir traçou o panorama dos últimos 50 anos de um mundo que deixou de ser bipolar para se tornar unipolar, sob a hegemonia imperial norte-americana.


ps: O combate ao capital especulativo , a Reforma Agrária,  a Reforma Política e o combate ao abusivo  monopólio  midiático são sem dúvida  prioridades, mas creio que o sociólogo esqueceu de mencionar ainda a situação insustentável de nosso sistema prisional , verdadeiras  marmorras medievais,  a desmilitarização urgente da polícia militar, e por fim a federalização da Educação básica, tirando dos abutres locais o gerenciamento do futuro do nosso Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário