segunda-feira, 3 de maio de 2010

Robinho (como sempre) preocupa

Ganso já carimbou o passaporte, merecidamente. Trata-se de um jogador pronto. Temos que nos preocupar agora é com Robinho, um jogador inacabado, que não cansa de apresentar em campo seu conhecido arsenal de deficiências técnicas. Ontem foram pelo menos 4 passes importantes em cima do adversário: 2 finalizações, 1 último passe lateral e outro no meio da área que resultou no gol do Santo André. Isso sem falar na falta de força e precisão nas conclusões . Ou o chute sai fraco ou sem direção ou os dois. Não chegar naquele passe magistral do Ganso e concluir um passe de Neymar daquela forma bizonha atravessando área é algo inadmissível para um jogador de um time grande, o que dirá da seleção brasileira..

Eu sei que amanhã virá um jogo e ele dará duas ou três pedaladas fará um gol e aparecerá um monte de gente pra elogiá-lo. Esse é o problema, a mídia não trabalha com as categorias “estrutura” e “conjuntura” e tende a pasteurizar os jogadores em suas análises e a massa a acompanhar essa equivocada e reduzida tendência.

Uma coisa é o Káká jogar bem ou mal , ele já tem os fundamentos na ponta da chuteira outra coisa é Robinho, cujas deficiências técnicas são gritantes e jamais foram corrigidas. O mais próximo que vi se aproximar de uma análise correta sobre esse jogador foi o PVC que, corajosamente na contramão de seus colegas, disse que Robinho precisava trabalhar urgente potência e explosão.

Robinho hoje precisa mais do Santos que o Santos dele, isso é fato. Está ali contracenando no meio dos moleques que estão engolindo a criança. A Copa do Mundo está aí, e eu pergunto: Dará tempo de ele se aperfeiçoar em algo que ele nunca foi bom em menos de um mês? Não, não dará e caso seja titular teremos que contar com a sorte; como é uma competição de tiro curo, pode ser que ele não atrapalhe ou até que tenha um bom momento. Seu histórico desde a discretíssima passagem pelo Real , passando pela reserva do Manchester e agora fazendo ponta nesse timaço do Santos de maneira nenhuma aponta para isso.

3 comentários:

  1. O Ganso fez por onde. Demonstrou futebol de gente grande e merece uma chance!!

    Com relação a Robinho, vejo também muita inconsistência no futebol dele. Falta regularidade. Ou esse rapaz compra uma régua e parafusa ela no pé, ou sofreremos do coração durante a copa. O importante aqui é nos conscientizarmos disso, porque dificilmente o Dunga não levará o Robinho.

    abç Bonfa

    ResponderExcluir
  2. O Ganso é craque nato. Da gosto ve-lo jogar.

    Quanto a Robinho, só haveria uma maneira dele melhorar. Pegar um técnico como o Telê (que nisso sim era bom) pela frente que o fizesse treinar fundamentos, como tentou fazer com Cafu. Porém, pelo carater de moleque desse jogador tava arriscado ele xingar e querer bater no técnico..

    Esse não tem mais jeito, que ele vai a copa como titular é fato. Resta-nos saber a agora qual o nível de segurança dessa titularidade.

    Na minha opinião está ameaçada. Dunga e Jorginho não são bobos, são boleiros, acho bem possível que a sombra do Nilmar ainda esteja forte.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Dilsinho, o carater dele sempre foi esse. é ´só lembrar quando ele estava começando e esnobou Nilton Santos dizendo que nunca tinha ouvido falar. Hoje está aí, suando muito pra conseguir jogar o razoável.

    ResponderExcluir