terça-feira, 11 de maio de 2010

Dunga, estamos com você!

A entrevista coletiva de Dunga após a convocação para Copa foi algo para gravar e guardar. Que pessoa incrível é o treinador da seleção brasileira. Não é a toa que é um ídolo nacional, um vitorioso nato. Com seu jeito meio tosco de falar, revela um conhecimento das coisas do futebol e por que não dizer da vida, maior do que muitos pseudo-eruditos da imprensa nacional. Uma percepção da vida e do ser humano de fazer inveja a muitos desses professores e doutores que povoam jornais e redações com seus ares de superioridade - revestidos e protegidos pela vaidade, a mesma que, quando menos esperam, os deixam nus e envergonhados.

O que se assistiu hoje foi mais do que uma entrevista foi uma lição de vida e uma aula de conhecimento de futebol. Uma “goleada de mil a zero” nos “professores doutores conhecedores” de futebol. Jornalistas mais perdidos que minhoca cega em macarronada, repetiam essas perguntas cheias de clichês que ficaram martelando irrefletidamente por quatro anos e recebiam respostas que eu teria vergonha de ouvir..Só uma pergunta inteligente foi feita, que é a da utilização dos laterais nas costas do jogo do meio pra frente, respondida de forma brilhante por Jorginho.

A porrada forte (porque com esse tem que ser assim) do Dunga no Milton Neves, representante máximo do chamado “Jornalismo mal caráter”, vale a pena ver, rever e até passar pra educar os filhos em casa.
Dunga hoje lavou a alma daqueles que não agüentam mais ver esses infelizes falando bobagem atrás de besteira, desses formadores do senso comum que cometem o absurdo de jogar o brasileiro contra a sua própria seleção de futebol!

Dunga e Jorginho, que dupla meus amigos! Mais do que homens de futebol, mais do que vitoriosos são homens de caráter, transparentes, diretos, justos e que trabalham com disciplina e coerência, racionais no que é central, afetivos no que é periférico.

É natural que a imprensa brasileira os rejeite, já que esta representa justamente sua antítese: Despreparada, desinformada e, o que é pior, não conhecedora da essência do esporte que se propõe a cobrir. Assim como é igualmente natural que os valores que empregam no trabalho da seleção não alcancem o brasileiro - emotivo, indisciplinado, volúvel, que rejeita a verdade e tem uma moral bastante frágil.

Bom, o que importa é que agora encerrou-se um ciclo. Quem beijou, beijou, pois a tampa fechou. Eu também queria ver o Ganso na lista, apostei todas as fichas na sua convocação e ele não foi. Errei. (Acertei a linha de defesa, a linha de volantes, o ataque inteiro e errei no ultimo homem do meio campo. Salvo pelo Ganso..rs..) Mas sem viuvice, por favor.

Dunga sabe o que faz e temos que confiar nele, pois tem muito crédito. To fechado com esses que foram chamados e vou torcer demais por essa taça . O Brasil reúne todas as chances de trazer o caneco.

É Claro que sei que nem todo mundo vai torcer. Essa Copa será atípica. Infelizmente a imprensa não aceita Dunga, não digere sua maneira de ser e de trabalhar e torcerá contra levando muitos com ela, podem ter certeza, para depois poderem ver suas teses comprovadas.

A equação será a seguinte: Se Dunga ganhar não terá feito mais que a obrigação. Dunga ganha, ganha e ganha TUDO há quatro anos e eles ainda tem a petulância de dizer que futebol não é só resultado..! Agora, se ele não trouxer esse caneco podem esperar o maior massacre a um profissional de futebol já visto na história do Brasil. A era Dunga será pinto, Barbosa ficará no chinelo, a covardia vai ser forte.

Pra esses acho que vale a frase que o próprio treinador usou para motivar os jogadores nos seus triunfos recentes pela seleção.

“ Vamos trazer esse título pra quem gosta da gente, pras pessoas que nos amam e estão com a gente...Aqueles que não gostam não vão gostar nunca, vão fingir um pouquinho na hora que estivermos por cima pra agradar e não pegar mal, mas depois voltam a ser o que eram..”

Sem palavras...

Até 15/06.

abs!

8 comentários:

  1. Fala Didil,

    Não vi a entrevista do Dunga.

    No entanto, acho ele incoerente quando não convoca pelo menos um dos dois jogadores do Santos - Neymar ou Ganso - que são os caras que mais estão jogando bola no Brasil atualmente. Poderia levar pelo um. Me parece que ele não quer se dobrar ao clamor público, é pena. Será que das 20 vagas de jogadores de linha não cabe uma pro Neymar e pro Ganso? Josué pouco agrega e o Grafite foi a apenas uma convocação. Estes poderiam ter ficado para os dois caras do Santos irem.
    Abraço Braga

    ResponderExcluir
  2. Você ainda acredita nesse tecnico estreante, com esse time que de tanto volante ruim, podia ir para a Formula 1. Essa Copa ja foi perdida no dia em que o ilustre Dunga foi escolhido para ser tecnico da Seleção, apenas você não ve isso. Milton Neves fez a melhor pergunta entre todos os jornalistas ao contrario dos pucha-sacos e baba-ovos da Globo, agora é só torcer para alguma das Seleções sem titulos e rezar para que a Italia nao seja Penta Campeã.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Fala Braga

    Também gostaria de ver o Ganso e o Neymar no lugar do Robinho. Confesso que fiquei surpreso com a não ida do Ganso. Eu discordo com relação ao Josué que fez uma partidaça contra a Argentina quando entrou nolugar da nulidade de tranças. Não por isspo, mas por ser volante de marcação cerrada, diferente dos outros.

    Quanto ao Graffite, ele é centroavante de origem e entrou na vaga do Adriano. Ali não era pro Neymar, poderia ser, tudo bem, mas o Neymar sai pra buscar, assim como Robinho. Ali era sua vaga, acho eu.

    Eu fiquei surpreso mesmo com a não ida do Ganso, eu dava como certo, chegeui a cravar aqui, pois é um craque pronto; mas no computo geral acho que está de bom tamanho esse time.

    abs!

    ResponderExcluir
  4. O técnico não é estreante, pelo contrário, ele acumula uma sequencia direta que poucos treinadores tiveram na seleção, e com vitórias expressivas.

    abs.

    ResponderExcluir
  5. Achei sensata a explicação que ele deu pra não convocação do Ganso e do Neymar. Não concordo, mas não foi nenhum absurdo o argumento. Vou torcer contra o Brasil porque se ganharmos essa copa com essa quantidade de volantes e com apenas um craque no elenco vamos voltar a decada de 90 da Italia campeão do mundo. Viva Maradona que convocou 7 atacantes pra seleção. Viva o Santos que sempre joga pra frente!! Viva ao craque fora de série e viva ao improviso no futebol!

    ResponderExcluir
  6. Fabiano,

    a lista do Maradona é a de 30, cara. Nesse caso, Dunga tb convocou sete atacantes. Por favor, né?!

    Em 2002, o Brasil ganhou a copa com três zagueiros e dois volantes. A seleção de Dunga é muito mais ofensiva, só tem um volante classico, o segundo ajuda o ataque e o time joga todo pra frente, com velociade e em bloco sempre faz vários gols...Está longe de ser uma equipe retrancada.

    No mais, viva os fora de série como Rivaldo, cada vez mais raros no Brasil.

    abs

    ResponderExcluir
  7. gosto do futebol arte (quem nao gosta?), mais os numeros estao ai . em 1970 a melhor seleçao ganhou com merito e sobras (nos tinhamos pelé). em 74 a holanda foi a melhor , encantou mais deu alemanha futebol robotizado. em 78 o brasil nao perdeu uma partida mais tambem nao foi campeao, em 82 a melhor selecao brasileira da historia (pra muitos) parou na italia. em 86 deu argentina (tinha maradona com mao e tudo), em 90 futebol retranca deu alemanha . em 94 sem jogar bonito mais com raça deu brasil, em 98 e 2002 sem muito alarde deu frança e brasil. em 2006 deu italia com o joguinho de sempre, marcando muito e jogando no contra ataque. e em 2010 vamos torcer pelo dunga e pelo brasil. na minha opiniao ronaldinho gaucho e adriano sao milionarios pra eles tanto faz ir a copa ou nao , neymar e ganço esses sim vao brilhar na seleçao em um futuro muito proximo. o momento agora é de dunga estou sastisfeito com o que temos. abraços. quintino maranguape -ce

    ResponderExcluir
  8. Quintino, bela análise..

    Algumas ressalvas. Em 78 o Brasil poderia ter avançado mais se não fosse pelo técnico, que invento, ímprovisou fez tudo errado.. Em 82, foi o maior futebol sim que já vi, só craques e um técnico que se perdeu, escalou mal, mexeu mal,deixou o time jogar solto sem corrigir os erros graves que se anunciavam desde a partida com a União Siviética, aliás desde aquele fatidico treino quando os titulares perderam de 8 a 2. AQUELE SELEÇÃO ERA UM QUEIJO SUIÇO. Saborosíssimo mas cheio de buracos.

    E em 94 o Brasil , na minha opinião o Brasil jogou bonito, essa é a nossa grande Copa.Começou naquela partidahistórica contra o Uruguai e terminou nas mãos e nos pés dos nossos craques no ultimo minuto. Qunata emoção! Os cruzamenos do Jorginho, as defesas do Taffarel os passes precisos do Dunga, as arrancadas de Bebeto e golaços de Romário, foram bonito de se ver..

    um abraço

    ResponderExcluir