quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Imprensa vai jogar contra o Brasil

A guerra começou e o jogo vai ser pesado. A imprensa vai conseguir dividir o país como nunca visto em nenhuma outra copa do mundo. Quando uma pessoa competente, verdadeira, de personalidade que não se dobra fácil, entra em relação com a mídia mais fraca, mentirosa e manipuladora desse mundo, podem acreditar: Essa química foi feita pra explodir! Hoje, foi dada a partida:

O que Dunga disse:

" Disseram que eu queria promover o apartheid..Isso é leviano chega a ser sujo...Eu não vivi o apartheid, assim como a escravidão ou a ditadura, eu não estava lá posso até dar meu parecer, não posso dizer se é bom se é ruim; só quem viveu sentiu na pele é que pode dizer.."

Assisti a entrevista ao lado de meu sobrinho, uma criança, que entendeu perfeitamente o que ele quis dizer. Simples, por suas expressões corporais e pelo contexto, já que no começo da fala maldosamente editada, ele tinha tecido elogios ao Mandela . Ou seja, ele condena os dois regimes mas diz que só quem viveu na pele pode falar com mais propriedade e tem toda razão.

Mas a imprensa interpreta como lhe convém, claro. Quando Lula fala algo que da margem a interpretação, eles interpretam na hora, rápidos no gatilho, mas pelo pior lado, sempre descontextualizando. Quando FHC fala algo que da margem a interpretação, eles chegam ao ridículo de fazer o contrário, utilizam o recurso do parênteses (ele quis dizer isso...) , dando aquela forcinha de sempre pros de sua predileção.

Zagallo cansou de falar em patriotismo, amor ao país e a camisa amarela, e olha que foi protagonista do nosso "Pra frente Brasil", que ironicamentetentam reeditar.. Felipão chegou a ir buscar o discurso da “ordem e progresso” na história falando em Positivismo..mas esses são o bom velhinho e o "bonachão" não ameaçam o imenso poder da mídia.

Dunga e Jorginho não, ambos tem personalidade forte, transparência e são diretos. Jorginho chegou a falar ao vivo pro Galvão Bueno sobre os cruzamentos que ele criticava em 94. E aí?! Dunga expõe o lobby dos "come-dormes" que ganham grana martelando esse ou aquele jogador..Não tem risinho de hiena. Tem trabalho sério e descontração na hora certa.

Portanto, a tendência é a coisa ficar muito pior daqui pra frente, podem esperar. Ele mexeu com o poder dessa gente, não tenham dúvidas. Hoje até o Merval Pereira, pago exclusivamente pra defender FHC e descer a lenha no Lula entrou na jogada..Valerá tudo na sanha de jogar o brasileiro contra sua seleção. Até porque essa copa do mundo ganha não atende aos interesses políticos dos barões da mídia nacional, mas isso já é outro assunto..

A grande verdade, meus amigos, falemos o português claro, é que eles expõe as fragilidades de uma imprensa nacional em sua maioria fraca, que pouco pesquisa sobre o esporte e vive de achismos e manipulação grosseira, são uma ameaça a vaidade dos cardeais da mídia esportiva brasileira que sempre acharam que podem tudo.

Agora não tem jeito, mais do que nunca o brasileiro terá que formar sua opinião assintindo ao futebol ao invés de ler nos cadernos e nos programas esportivos. Estarão todas as redações contaminadas pelo rancor. A sugestão pra Copa do mundo é, como velho e bom torcedor, pegar o jornal só pra fazer picadinho e jogar pela janela; e na hora do jogo fazer como Nilton Santos, a enciclopédia do futebol, que desliga o som da TV pra não achar que está vendo uma partida de basquete.

Abraços!

2 comentários:

  1. Excelente texto
    Estava escrevendo a respeito, mas travado.
    Alguns poucos textos me ajudaram, faço uma crítica à mídia esportiva.
    Aqui o link:
    http://setepalmos.wordpress.com/2010/05/14/o-anao-demonio-e-o-quarto-poder/

    Saudações fraternas

    ResponderExcluir
  2. Difícil mesmo e uma nação abrir os olhos depois de tanto tempo sem ver e sendo guiada por pensamentos distorcidos...
    Nação essa cuja maioria se tornou ignorante e incapaz de pensar sozinha...
    Milla

    ResponderExcluir