quarta-feira, 5 de maio de 2010

Antes tarde do que tarde demais

É pra se aplaudir de pé a decisão de Muricy Ramalho de colocar seus atletas PROFISSIONAIS de futebol para treinar os fundamentos básicos da profissão que escolheram seguir. Ao invés do tradicional rachão e das descontraídas peladas, o treinador optou pelo aprimoramento da parte técnica, relegado ao plano infinito nas categorias de base. Se todos os treinadores brasileiros tomassem decisão semelhante, sem dúvida não veríamos o desastre que temos visto no futebol profissional brasileiro.

Os Jogador brasileiro sofre desse mal terrível, vem da base sem saber passar, concluir, cabecear etc. Assemelha-se a um economista que maneja muito bem a HP12C mas que tem dificuldade nas quatro operações.

O segundo caso parece ficção e é - pos é óbvio que o mercado rejeita isso - mas o primeiro é a mais pura realidade. A "pós-graduação" do brasileiro é lá fora, com os gringos. Isso deveria ser inadmissível.

E o Brasil já teve um treinador que não admitia isso. Telê uma vez deu uma bronca num jogador que ao final do treino pediu novalgina pra ele. " Meu filho, eu tenho te observado e ía mesmo falar com você. Você tá cabceeando com o cocuruto. Coloca a nuca pra tras e mete a testa na bola que você vai ver o que acontece..."

A partir daquele dia Elivélton, exímio driblador, aprendeu o que deveria ter aprendido com 12 anos de idade.."

Parabéns Muricy por louvável atitude, por mais que possa parecer constrangedor, não chega aos pés do constrangimento de ver jogadores feitos errando feio pelos gramados do Brasil afora..

4 comentários:

  1. Sabe o que ele faz tambem? Obriga os treinadores da base a treinar seus times num 4-4-2. Conseguindo assim revelar laterais, meias, volantes e não alas, liberos e brucutus!!

    ResponderExcluir
  2. Pô Biano, não sabia dessa, mais uma boa notícia. Agora , do jeito que ele é nervoso, imagino como ele deve ser imapaciente com esses erros primários..Infelizmente, no futebol brasileiro o técnico tem que ser concentrador. Em alguns clubes, como flamengo acaba até virando mãe.

    ResponderExcluir
  3. É como diz o ditado: " A prática é a mãe da habilidade."
    Como em qualquer outro esporte, a repetição é utilizada para automatizar os movimentos. Quer brincar de rachão??? Aparece lá na praia do Leme e participe do tradicional BEIRAL, de segunda à segunda...
    Vale lembrar que 3 bolas foram parar na Pinheiro Machado. Isso porque o professor (parece até escolinha) estava jogando a bola com a mão, o que significa que era só mamão!!! Imaginem se fosse um abacaxi....

    Abç Bonfa

    ResponderExcluir
  4. hahahaha...essa foi boa..

    Se os caras já não pegam o mamão com mel o que dirá o abacaxi..

    Apenas pra dar exmplo do que vc fala: Ontem fiquei no "lá e cá" vendo os dois jogos. Robinho pega uma bola relativemente traqnuila aos 25 minutos e manda de canhota lá na casa do...Ronaldo pega uma com dfois fungando em cima sem condição nem de tirar muito a perna e manda um chutaço pra defesa do Bruno..

    Não é a toa que um é um e o outro é o outro!

    ResponderExcluir