domingo, 30 de maio de 2010

A seleção de todos os tempos..

daqueles que vi jogar, claro..

Brasil: Taffarel, Jorginho, Aldair, Mauro Galvão e Branco. Dunga, Falcão, Rivaldo. Bebeto, Romário, Careca.

Mundo: Deseiev, Zanneti, Figueroa, Baresi e Breitner. Verón, Zidane, Maradona e Van Basten. Messi e Bergkamp.

E eis, com muita dificuldade, a seleção definitiva : Taffarel, Zanneti, Aldair, Baresi e Breitner. Verón, Falcão, Maradona e Zidane. Messi e Bergkamp.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Coordenadas Cariocas - Edição especial

Seguir as coordenadas, todo mundo já sabe, sempre dá certo. E a festa hoje tem sabor especial, comemora seus três anos lá no CCC. E alguém imaginava que aquela reunião de amigos convocadas pelo Tile lá em 02 pra escrever no blog "Coordenadas Cariocas", com o Sanchinho abrindo sua casa pra primeira festinha, ganharia as ruas e se seria um dos eventos mais garantidos da noite carioca ? Eu imaginava, claro.. E quando se juntaram ao quizomba Maniere então, tive certeza.

Hoje todas as coordenadas levam ao CCC. É festão, só chegá e se esbaldá! Segue o link. Aproveite pra ouvir a "Rádio Coordenadas".
fui.

http://www.coordenadascariocas.com.br/

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Previously on Lost..

Após 6 longos anos, chega ao fim aquela que foi considerada pela crítica e pelo público do mundo todo a melhor série de todos os tempos. No ultimo episódio de Lost, de quatro horas e meia de duração, exibido nos EUA no domingo e no canal AXN Brasil na terça feira, 30 segundos de propaganda chegou a custar cerca de U$1.000.000 de dólares, cifra recorde registrada por um programa de TV. Os diretores prometem mais 20 minutos no DVD da última temporada. Será?!

Lost vai deixar saudade pros que acompanharam. A história cheia de mistérios e referências cinematográficas, filsóficas, religiosas e científicas, criada em torno de pessoas comuns e seus conflitos pessoais levados sempre a situações limites, teve justamente na teia complexa dessas relações, no conceito de atemporalidade e acima de tudo na brilhante atuação de atores não consagrados o seu ponto forte, que aproveito aqui para aplaudir de pé.

A Ilha e seus mistérios, no frigir dos ovos, serviu mesmo como um grande pano de fundo, um belíssimo cenário dessa narrativa fantástica da vida, a vida que transcende o tempo, o tempo que não reconhece a morte.

Gigante do papelão

Sérgio César, o artista plástico que faz miniaturas de favelas de forma espetacular, estará hoje as 20:00hs apresentando seu trabalho na Cobal do Humaitá. Já tive o prazer de ver a obra do cara e é impressionante a acuidade com que mistura, restos de papel, palitinhos quebrados, grampos, etc. Pra se ter uma idéia você pode olhar dentro de uma janela de uma casinha no alto do morro e ver uma moça penteando no espelho, o marido fumando um cachimbo enquanto escolhe um disco de Gilberto Gil pra tocar..Tudo isso em miniaturíssimas (!), o cara tira arte do nada, é incrível!

terça-feira, 25 de maio de 2010

A César o que é de Gabeira

A união de Fernando Gabeira com o ex-prefeito César Maia vai de vento em polpa, mais feliz que a do Vital com sua moto. Que beleza, é pra lá e pra cá, da Baixada a Zona Oeste só tem dado os dois políticos. Esconde a Marina e mostra o Serra, isso mesmo Gabeira, não tem problema, não é mesmo? Afinal, tens sempre uma poesia pra tirar do bolso na “hora h”, como essa de ontem do tuiuiú..
Por falar em pássaro, a convivência do tucano verde com a ave de rapina da política carioca tem sido realmente algo muito interessante de ver..Nunca tinha percebido como os dois são bastante parecidos; a diferença é que ex-prefeito, além de mais autêntico, foi mais original no que tange a criação de factóides..

Continua em comentários...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A mulher do lado

Que rufem os tambores: Chega ao Rio hoje a mais bela atriz do cinema de todos os tempos. Fanny Ardant vem para lançar seu novo filme inspirado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A musa do Truffaut, belíssima não me canso de dizer, não poderia escolher melhor hora pra baixar por aqui; nesse mês de maio a cidade tem nos proporcionado cada fotografia mais bonita que a outra..Benza Deus!

Futebol é cheiro da grama!

Inter de Milão campeã da Champions League 2009/2010 com muita justiça. Caríssimos amigos, ver o Zanneti - uma vida dedicada a Inter - levantar aquela taça com a vontade de 15 anos entalada na garganta e o estádio vindo abaixo...meus amigos, posso assegurar-lhes que assistir a um momento desses é uma daquelas coisas pelas quais vale a pena viver pra ver no futebol.

Viva o futebol de verdade! Viva os que trabalham duro o ano inteiro e vêem o seu esforço recompensado. Viva os que sentem o cheiro da grama, e que "suam sangue" disputando, palmo a palmo, cada pedaço do gramado.. É deles e pra eles que o futebol é feito. Abaixo a imprensa come-dorme, plantonistas da poltrona, da pipoca e do ar-condicionado. Viva os que sentem o cheiro da grama, abaixo os que só sentem o cheiro do estofado!

clique em comentários e veja as inacreditáveis pérolas da imprensa sobre o jogo..

domingo, 23 de maio de 2010

Uma história de amor sem ponto final..

...é a do torcedor botafoguense com a Seleção Brasileira. Ontem, o Engenhão era todo preto, branco, verde e amarelo! É muito forte e muito bonita essa identificação do torcedor alvinegro com a seleça, chega a emocionar. Não é pra menos, sua história gloriosa de Didi, Garrincha, Nilton Santos se confunde com a dos tempos de ouro do Brasil nas Copas do Mundo.

Lagoa Jazz e Blues

Fiquem atentos porque deve ter sequência. Hoje rolou um showzinho de fim de tarde na Lagoa como nos bons tempos. Victor Biglione e Paulinho Trompete abriram a apresentação do Blues Etílicos que entrou na noite presentenado quem foi com tudo que eles tem de bom.. Os caras são incríveis, levaram até Allman Brothers! Flávio Guimarães continua tirando sons fantásticos daquela gaitinha...Muito bom! Vem coisa boa aí.

sábado, 22 de maio de 2010

Finais da Praia

Botafogo x Areia

É hoje o confronto mais aguardado do campeonato. Esse jogo promete, fera..!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Não verás Lula nenhum

Em linhas gerais, Luís Fernando Veríssimo disse, em artigo recente, que as gerações futuras de historiadores terão enorme dificuldade para compreender a razão de, no presente que se apresenta, um presidente da República tão popular como Luiz Inácio Lula da Silva ser alvo de uma campanha permanente de oposição e desconstrução por parte da mídia brasileira. Em suma, Veríssimo colocou em perspectiva histórica uma questão que, distante no tempo, contará com a vantagem de poder ser discutida a frio, mas nem por isso deixará de ser, talvez, o ponto de análise mais intrigante da vida política do Brasil da primeira década do século XXI.

A reação da velha mídia nativa ao acordo nuclear do Irã, costurado pelas diplomacias brasileira e turca chega a ser cômica, mas revela, antes de tudo, o despreparo da classe dirigente brasileira em interpretar o força histórica do momento e suas conseqüências para a consolidação daquilo que se anuncia, finalmente, como civilização brasileira

clique em comentários para ler o final do texto..

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O velho e bom Clint Eastwood!

O filme Gran Torino é sem dúvida um dos pontos mais altos da carreira de Clint Eastwood.Impressionante a atuação desse grande ator de 80 anos, que além de interpretar, dirigir e compor a trilha sonora, ainda teve a sacação de convidar um jovem que é revelação do Jazz em Londres. Nele, Clint vive um veterano de guerra solitário que tem conflitos com a família, odeia seus vizinhos nipônicos e toda a realidade violenta que cerca o seu bairro. Sua unica paixão é o velho Gran Torino na garagem; mas aos poucos ele vai mudando, amolecendo um coração petrificado pelo tempo.

Mas bem "aos poucos" mesmo, senão não seria Clint..rs.. Aos 2,55 seg do clip abaixo da pra perceber um poquinho disso..Vale a pena conferir!

http://www.youtube.com/watch?v=NoLc43YuuTw

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Brizola expõe em plenário a farsa do Data-Folha.

Assim que A Folha de São Paulo publicou pesquisa que dava margem de 10 pontos ao seu candidato a presidência, vim aqui nesse espaço falar da farsa desse jornal, que chegou ao cúmulo de contaminar com sua idelologia até um instituto de pesquisa, que deveria ser, por concepção, técnico e isento.

Ontem o deputado Brizola Neto foi a tribuna denunciar a manipulação grosseira desse veículo, que acaba de ser revelada finalmente com as recentes pesquisas dos outros institutos que colocam o seu candidato, José Serra, 3 pontos percentuais atras da primeira posição.

E agora?!

veja o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=xp3uSjlrrDU&feature=player_embedded

terça-feira, 18 de maio de 2010

ESPN da a largada contra a seleção.

A ESPN Brasil assumiu oficialmente o papel de oposição a seleção brasileira nessa Copa. Num de seus programas de debate, alguns jornalistas falavam abertamente que não iriam torcer para o Brasil, mas que essa não era uma postura corporativa da emissora, que deixava seus funcionários livres para decidir torcer ou não e falarem o que quiser nessa Copa.
Nesse mesmo programa colocaram uma enquete absurdamente tendenciosa que perguntava as pessoas nas ruas: O que você prefere, ver seu time campeão ou a seleção Brasileira ganhar a Copa? Acho inútil comentar o péssimo gosto e a malícia do uso desse expediente.

Estão no direito deles, é claro, e eu até já previra isso, há uma semana; mas é preciso registrar que em 30 anos acompanhando futebol nunca vi isso ocorrer de forma tão incisiva na imprensa esportiva: O Brasil contra o Brasil.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

"Dilma vez só" eles não aguentam

Dilma Roussef coloca Miriam Leitão no bolso, na CBN, a rádio que "troca a notícia". Depois do mico da Lucia Hipólito de comparar Lula com Dunga pelo pior lado - em breve uma resposta aqui nesse blog - foi a vez da tucana global Miriam Leitão engasgar sua arrogância ao vivo com números que não se sustentavam pelos fatos. Que vergonha, como ficam seus leitores agora, hein?! É, amigos, Miriam caiu na armadilha dos tucanos: acreditou que Dilma é fraca, despreparada.

A pesquisa Sensus acaba de confirmar o Vox Populi com a candidata do PT na frente da disputa eleitoral. Podem esperar o contra ataque feroz da mídia demo-tucana essa semana. Duas de uma vez só eles não aguentam, Dilma na frente e Lula elogiado no exterior.

E agora?!

Mais um golaço de Lula!

Essa nem a imprensa cosnseguiu esconder. A diplomacia brasileira fez um gol de placa na questão nuclear iraniana. Os barões da mídia e os EUA estão absolutamente desolados com o sucesso internacional do presidente Lula.

Gabeira mostra sua cara

Gabeira finalmente nessa campanha se apresentará ao eleitor como realmente é: Um animal político que compõe com as forças mais retógradas e corruptas do Rio de Janeiro e que se viu envolvido nos principais escândalos no congresso nesses dois anos, entre eles a farra das passagens. O discurso inflamado de 2008, alicerçado nos fictícios pilares da"independência" e "ética", na política, que tanta gente honesta e cheia de esperança levou as ruas, se esburrachou por terra.

O político agora está se saindo mais realista que o rei e no racha do partido verde ao senado toma frente do grupo de César Maia que vai apoiar José Serra em detrimento de Marina Silva. Que "mudança" hein?! Acho que o tucano-verde deveria dar uma explicação ou mesmo um pedido de desculpas a seus eleitores por estar fazendo completamente o contrário do que apregoava há dois anos na campanha pra prefeitura.

Isso não acontecerá. Mais uma vez Gabeira, que parece ter mais faces que o Dr. Lau, sairá com uma bela poesia, algumas palavras envolventes, como aquela em que justificou o uso do dinheiro público para fins pessoais.

"Embarcamos todos no túnel nebuloso que nos confunde a não saber mais o limite entre o bla bla bla bla bla..."

Eu ía novamente citar Bezerra da Silva, mas acho que o exemplo desse político ilustra como nenhum outro o título desse blog:

E agora?!

Um olho na bola, o outro no umbigo

Lamentável a atitude de Ronaldinho Gaucho de fazer um gol e ir comemorar com suas tranças e "hang -looses", ao invés de abraçar Leonardo, a quem deve seu ressucitar na mídia futebolística. Se ele hoje é o jogador mediano que é em campo, capaz de compor o elenco de um time como o Milan, deve ao técnico que o tirou da reserva, lhe deu todas as condições de jogar e ainda cuidou de sua vida pessoal. Sem ele é muito provável que volte ao ostracismo ou ao Brasil, lugar dos que não tem mais nada a acrescentar no futebol ultra competitivo da Europa. Uma pena, pelo seu imenso potencial.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sobrou pro Jorginho..sai da frente!

Após uma pergunta maliciosa e absolutamente sem nexo de um reporter despreparado, Jorginho, no fim de sua fala, sobe o tom (com educação e respeito é bom que se diga) e responde sem rodeios tentando chamar o torcedor pra ver o lado bom das coisas.

" ...Por que temos que olhar sempre o negativo? Comparar os garotos com Pelé é ruim até pra eles..vamos torcer pro Brasil é a nossa seleção o nosso país que tá ali representado...etc."

O que ele fez foi apenas responder uma pergunta sem sentido e subir um pouco o tom, normal..Não foi grosseiro, não incitou a brava gente brasileira a adorar a bandeira a qualquer custo e muito menos a morrer pelo Brasil. Falou sobre a paixão pela seleção no decorrer de sua fala, só isso. O que é muito legal tb, trazer o brasileiro pra fechar com seu time, como fazem os argentinos, uruguaios, chilenos etc.

Agora é acusado de promover o que eles chamam de "ufanismo evangélico". Numa boa, esse jornal tá doente... Como sempre edita, distorce, manipula e divulga a favor dos seus interesses,ok, mas tem que controlar um pouco esse afã, se não vai cair no ridiculo. Ditadura, "ufanismo evangélico"..menos; assim nem os seguidores mais fiéis vão da mais bola nenhuma pra vcs...e o que será das ruas?! Um pouco mais de sofisticação, é recomendável, se quiserem continuar a formar o senso comum dessa nação.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Globo = Ditadura Militar. Dunga é apenas um brasileiro que quer ser campeão do mundo, só isso.

Não da pra aceitar calado esse jornal relacionar o técnico da seleção brasileira -um cara que só quer ganhar a copa - com Garrastazu Médici e ainda fazer as vezes de defensores da democracia e dos direitos humanos.

Algumas perguntas:

Qual foi a Organização que mais cresceu nesse país nos anos de chumbo da ditadura, e de mãos dadas com que governante mesmo?

Será que o tom ufanista, exagerado, estilo Zagalo que a Globo tanto adora, com o Dunga, não serve, simplesmente porque ele não a serve?

Mas não é na Globo que a gente vê o ufanismo expresso na garganta de Galvão Bueno, seja na F-1, nos esportes de areia ou na Copa? Não é ali que a gente vê estimulada a rixa com os argentinos - que sabem e respeitam, sem correspondência, o Brasil e não só no futebol?

Bom não precisa nem perder tempo pra responder..Agora, eles vestem a fantasia do cordeiro achando que somos todos idiotas?!O jornal tem a cara de pau de chamar um cientista social para dizer que um povo que sofreu com a ditadura não pode perder a sua memória ,mas fala abertamente em seu edital ser contrária a rever a Lei de Anistia e há poucos dias atrás comemorava sem cerimônia a lamentável decisão do Supremo de não punir torturadores! E a memória????!!!

É, amigos, acho que estamos vivendo a era do chamado jornalismo malandro, só pode ser isso. E até quando vão dar credibilidade a essa gente? Como ninguém entende melhor de malandragem que Bezerra da Silva vou repetir o que ele sempre falava: “Pra acabar com a malandragem só prendendo todos os otários”.

Fui.

A Imprensa vai jogar contra o Brasil

A guerra começou e o jogo vai ser pesado. A imprensa vai conseguir dividir o país como nunca visto em nenhuma outra copa do mundo. Quando uma pessoa competente, verdadeira, de personalidade que não se dobra fácil, entra em relação com a mídia mais fraca, mentirosa e manipuladora desse mundo, podem acreditar: Essa química foi feita pra explodir! Hoje, foi dada a partida:

O que Dunga disse:

" Disseram que eu queria promover o apartheid..Isso é leviano chega a ser sujo...Eu não vivi o apartheid, assim como a escravidão ou a ditadura, eu não estava lá posso até dar meu parecer, não posso dizer se é bom se é ruim; só quem viveu sentiu na pele é que pode dizer.."

Assisti a entrevista ao lado de meu sobrinho, uma criança, que entendeu perfeitamente o que ele quis dizer. Simples, por suas expressões corporais e pelo contexto, já que no começo da fala maldosamente editada, ele tinha tecido elogios ao Mandela . Ou seja, ele condena os dois regimes mas diz que só quem viveu na pele pode falar com mais propriedade e tem toda razão.

Mas a imprensa interpreta como lhe convém, claro. Quando Lula fala algo que da margem a interpretação, eles interpretam na hora, rápidos no gatilho, mas pelo pior lado, sempre descontextualizando. Quando FHC fala algo que da margem a interpretação, eles chegam ao ridículo de fazer o contrário, utilizam o recurso do parênteses (ele quis dizer isso...) , dando aquela forcinha de sempre pros de sua predileção.

Zagallo cansou de falar em patriotismo, amor ao país e a camisa amarela, e olha que foi protagonista do nosso "Pra frente Brasil", que ironicamentetentam reeditar.. Felipão chegou a ir buscar o discurso da “ordem e progresso” na história falando em Positivismo..mas esses são o bom velhinho e o "bonachão" não ameaçam o imenso poder da mídia.

Dunga e Jorginho não, ambos tem personalidade forte, transparência e são diretos. Jorginho chegou a falar ao vivo pro Galvão Bueno sobre os cruzamentos que ele criticava em 94. E aí?! Dunga expõe o lobby dos "come-dormes" que ganham grana martelando esse ou aquele jogador..Não tem risinho de hiena. Tem trabalho sério e descontração na hora certa.

Portanto, a tendência é a coisa ficar muito pior daqui pra frente, podem esperar. Ele mexeu com o poder dessa gente, não tenham dúvidas. Hoje até o Merval Pereira, pago exclusivamente pra defender FHC e descer a lenha no Lula entrou na jogada..Valerá tudo na sanha de jogar o brasileiro contra sua seleção. Até porque essa copa do mundo ganha não atende aos interesses políticos dos barões da mídia nacional, mas isso já é outro assunto..

A grande verdade, meus amigos, falemos o português claro, é que eles expõe as fragilidades de uma imprensa nacional em sua maioria fraca, que pouco pesquisa sobre o esporte e vive de achismos e manipulação grosseira, são uma ameaça a vaidade dos cardeais da mídia esportiva brasileira que sempre acharam que podem tudo.

Agora não tem jeito, mais do que nunca o brasileiro terá que formar sua opinião assintindo ao futebol ao invés de ler nos cadernos e nos programas esportivos. Estarão todas as redações contaminadas pelo rancor. A sugestão pra Copa do mundo é, como velho e bom torcedor, pegar o jornal só pra fazer picadinho e jogar pela janela; e na hora do jogo fazer como Nilton Santos, a enciclopédia do futebol, que desliga o som da TV pra não achar que está vendo uma partida de basquete.

Abraços!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Sobre a convocação

Achei correta. Ela é fruto de um intenso trabalho de observação e experimentação de quase quatro anos e que mostrou que deu certo em campo com títulos, quebras de marcas históricas e vitórias expressivas em cima das melhores seleções do planeta. Futebol se ganha é lá dentro e o trabalho de Dunga é inquestionável.

O ponto de interrogação pra mim, é a ausência de Ganso. Me fez lembrar a não ida de Rivaldo em 94, muito mais grave pois já era um craque pronto e até testado na seleção – fez inclusive o gol contra o México no fim de 93. Tava quase lá.. .A única diferença é que Dunga, até aqui, ao contrário de Parreira mostrou por a + b que sabe o que faz. Eu lamento pois não é toda hora que vejo um craque de verdade aparecer como é o Ganso e como foi Rivaldo, mas respeito sua decisão.

Duas questões, porém, me fazem não encontrar explicações com o mínimo de plausibilidade. A primeira é Robinho. Estranho muito esse jogador como titular da seleção brasileira. Pato, Neymar e Tardelli, são muito mais jogadores. Será que ele gosta do Robinho pelo deslocamento em campo, será que ele faz um peão ali no meio que eu não consigo enxergar, o que será? Ainda assim respeito sua decisão, prefiro não julgar.

A última questão, pra mim é a que mais pega, chama-se Zé Roberto. Dunga deixou escapar dos seus dedos logo quando assumiu..Chegou a chamá-lo, mas ele desistiu da seleção. Acho que aí é algo difícil de entender. Dunga deveria ter ido atrás, conversado, tentado convencer, fazer de tudo..Não se perde um jogador desse quilate assim. Seria utilíssimo nesse time e se encaixaria muito bem, pela força, explosão, velocidade e a mais absoluta técnica. Na época, Dunga estava chegando, formando um novo grupo, tudo bem; mas depois , com ele arrebentando no Bayer de Munique a cada fim de semana, era hora de ir atrás do Zé.

Meu time seria:

Julio César, Maicon, Lucio, Thiago Silva e Dani Alves. Gilberto Silva, Zé Roberto, Kaká e P.H. Ganso. Nilmar e Luis Fabiano.

Abs.

Dunga, estamos com você!

A entrevista coletiva de Dunga após a convocação para Copa foi algo para gravar e guardar. Que pessoa incrível é o treinador da seleção brasileira. Não é a toa que é um ídolo nacional, um vitorioso nato. Com seu jeito meio tosco de falar, revela um conhecimento das coisas do futebol e por que não dizer da vida, maior do que muitos pseudo-eruditos da imprensa nacional. Uma percepção da vida e do ser humano de fazer inveja a muitos desses professores e doutores que povoam jornais e redações com seus ares de superioridade - revestidos e protegidos pela vaidade, a mesma que, quando menos esperam, os deixam nus e envergonhados.

O que se assistiu hoje foi mais do que uma entrevista foi uma lição de vida e uma aula de conhecimento de futebol. Uma “goleada de mil a zero” nos “professores doutores conhecedores” de futebol. Jornalistas mais perdidos que minhoca cega em macarronada, repetiam essas perguntas cheias de clichês que ficaram martelando irrefletidamente por quatro anos e recebiam respostas que eu teria vergonha de ouvir..Só uma pergunta inteligente foi feita, que é a da utilização dos laterais nas costas do jogo do meio pra frente, respondida de forma brilhante por Jorginho.

A porrada forte (porque com esse tem que ser assim) do Dunga no Milton Neves, representante máximo do chamado “Jornalismo mal caráter”, vale a pena ver, rever e até passar pra educar os filhos em casa.
Dunga hoje lavou a alma daqueles que não agüentam mais ver esses infelizes falando bobagem atrás de besteira, desses formadores do senso comum que cometem o absurdo de jogar o brasileiro contra a sua própria seleção de futebol!

Dunga e Jorginho, que dupla meus amigos! Mais do que homens de futebol, mais do que vitoriosos são homens de caráter, transparentes, diretos, justos e que trabalham com disciplina e coerência, racionais no que é central, afetivos no que é periférico.

É natural que a imprensa brasileira os rejeite, já que esta representa justamente sua antítese: Despreparada, desinformada e, o que é pior, não conhecedora da essência do esporte que se propõe a cobrir. Assim como é igualmente natural que os valores que empregam no trabalho da seleção não alcancem o brasileiro - emotivo, indisciplinado, volúvel, que rejeita a verdade e tem uma moral bastante frágil.

Bom, o que importa é que agora encerrou-se um ciclo. Quem beijou, beijou, pois a tampa fechou. Eu também queria ver o Ganso na lista, apostei todas as fichas na sua convocação e ele não foi. Errei. (Acertei a linha de defesa, a linha de volantes, o ataque inteiro e errei no ultimo homem do meio campo. Salvo pelo Ganso..rs..) Mas sem viuvice, por favor.

Dunga sabe o que faz e temos que confiar nele, pois tem muito crédito. To fechado com esses que foram chamados e vou torcer demais por essa taça . O Brasil reúne todas as chances de trazer o caneco.

É Claro que sei que nem todo mundo vai torcer. Essa Copa será atípica. Infelizmente a imprensa não aceita Dunga, não digere sua maneira de ser e de trabalhar e torcerá contra levando muitos com ela, podem ter certeza, para depois poderem ver suas teses comprovadas.

A equação será a seguinte: Se Dunga ganhar não terá feito mais que a obrigação. Dunga ganha, ganha e ganha TUDO há quatro anos e eles ainda tem a petulância de dizer que futebol não é só resultado..! Agora, se ele não trouxer esse caneco podem esperar o maior massacre a um profissional de futebol já visto na história do Brasil. A era Dunga será pinto, Barbosa ficará no chinelo, a covardia vai ser forte.

Pra esses acho que vale a frase que o próprio treinador usou para motivar os jogadores nos seus triunfos recentes pela seleção.

“ Vamos trazer esse título pra quem gosta da gente, pras pessoas que nos amam e estão com a gente...Aqueles que não gostam não vão gostar nunca, vão fingir um pouquinho na hora que estivermos por cima pra agradar e não pegar mal, mas depois voltam a ser o que eram..”

Sem palavras...

Até 15/06.

abs!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Muitos foram chamados..

Mas só 23 serão escolhidos. Tá chegando a hora, meus amigos. E estou convicto de que a lista que postei no dia 20 de abril segue firme, ninguém abalou. Não vai ser a reserva do Roma que tirará Julio Batista da seleção, nem a má fase de Felipe Mello, esses serão anunciados amanhã, as 13 hs, assim como Paulo Henrique Ganso, nome certo.

Pro lugar do Adriano, Dunga chamará um especialista. Como Fred machucou, Graffite sai na frente e Tardelli pode pintar,mas acho muito difícil.

O grupo tá fechado, não tenho dúvida disso. A única coisa que pode-se aventar é a remotíssima possibilidade de uma vaga na lateral no lugar do *Gilberto. É ela que abrirá uma vaga no meio ou no ataque caso Dani Alves seja a opção.

Nesse caso, Kleberson , Neymar e, no suspiro da cigarra, Thiago Motta, podem ter um ultimo resquício de esperança. Com a vantagem pro primeiro que tem uma Copa do Mundo nas costas .

Eu faria uma única alteração: Alexandre Pato no lugar de Robinho e Zé Roberto no lugar de quem ele quisesse, mas quem não quer é ele, infelizmente. O resto, pra mim, está de bom tamanho.

Abraços e até amanhã

Os 23

Goleiros: Julio César, Vitor e Helton / Laterais Daniel Alves, Maicon, Michel Bastos e * Gilberto/ Zagueiros:Lucio, Thiago Silva, Juan e Luizão / Volantes: Gilberto Silva, Josué, Felipe Mello e Ramires /Meio campistas: Kaká, Elano , Julio Batista e Paulo Henrique Ganso /Atacantes :Robinho, Nilmar , Luis Fabiano e Graffite

Viva Veríssimo!

Foi gratificante ver Luis Fernando Veríssimo criticar com veemência a inacreditável decisão do STF que acaba de salvar definitivamente os torturadores da ditadura. Veríssimo toca na ferida e com muita propriedade fala da distorção feita pelo ministro Eros Grau a obra Raízes do Brasil, realizada pelo gênio da sociologia brasileira Sérgio Buarque de Hollanda. Foi um desgosto e um choque para nós brasileiros ver o conceito de “cordialidade” sendo distorcido e usado para justificar a soltura de monstros torturadores.

Na verdade essa prática de usar pensadores de prestígio pra justificar políticas de estado e afins já não vem de hoje. Nietzshe sofreu com essa mesma deturpação no Terceiro Reich, quando o conceito de "super-homem" foi usado para sustentar a tese nazista da raça pura.
Infelizmente esse expediente agora volta ao Brasil e, o que é lamentável, pela porta do Supremo Tribunal Federal. É inaceitável, é de doer. Os brasileiros não merecemos essa corte máxima.

A Anistia Internacional já se posicionou frontalmente contrária e agora estará com todas as atenções voltadas para o Brasil. Assim como também se posicionou a OEA, que pode condenar o país a anular a sua lei de anistia, a exemplo do que fez com o Chile e o Peru, para punir os que torturaram e mataram. E o STF, agora que explique direitinho para a OEA esse complicado pacto em que a ditadura resolveu tudo sozinha. Francamente..

Ainda sobre Veríssimo, certa vez perguntado como conseguia permanecer num jornal como O Globo, de idéias ultra-conservadoras, bem diferentes das suas, ele respondeu com aquele bom humor de sempre: “ Acho que lá eles me toleram como a um velhinho excêntrico..”

Parabéns Veríssimo pela lucidez e pela coragem de sobreviver como uma ilha dentro de um jornal tão nocivo a sociedade que chegou ao cúmulo de comemorar com ironia essa decisão ABSURDA do STF.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Bom saber que...

o Funk Como le Gusta está de volta ao Rio depois de tempão. Fim de semana inteiro no “Oi” de Ipanema. Vale muito a pena!

os artistas do Santa Marta, depois de anos de silêncio, exporão seus quadros ao público esse fim de semana. Lá mesmo, na pracinha.

a Mangueira desperta de um longo período de sono profundo para homenagear Nelson Cavaquinho ano que vem. Ufa..Amanhã, feijoada na quadra pra comemorar tb o aniversário de Beth Carvalho.

Faltou combinar..?

Os aviõezinhos desde ontem já estão riscando o céu da cidade, mas o nevoeiro, que ainda não tinha dado a cara no outono, chegou e insiste em cima da Baía de Guanabara.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Veja" e a incrível entrevista que nunca existiu

Foi por meio de um telefonema de um amigo que o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, do Museu Nacional, descobriu que havia dado uma entrevista à revista Veja. O estudioso que não lê Veja há vinte anos, não teve contato com os repórteres. Aliás, não se recorda de alguma vez na vida ter dado qualquer declaração à revista, como relatou o repórter Rodrigo Vianna.

Essa revista perdeu completamente a noção do que é certo, errado, ético, mentira, verdade, dentro ou fora da lei etc. Agora vale tudo no jornalismo de esgoto. O respeitado antropólogo Viveiros de Castro, uma das figuras mais notórias do Museu Nacional, agora terá que promover uma verdadeira cruzada para desmentir o que a revista inventou na maior cara de pau desse mundo. Fora o processo que a essa altura já deve estar a caminho.

Em entrevista ao repórter da Rede Record ele contou que os repórteres da Veja tentaram, via assessoria do Museu Nacional, entrevistá-lo e na ocasião ele foi categórico: “Recusei-me a falar com eles por não confiar na revista, achá-la de péssima qualidade jornalística, e por abrigar um batalhão de colunistas da direita hidrófoba”.

Parece mesmo que sua decisão foi em vão já “que não impediu a revista de “falar” com ele.

Continua em comentários..

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Antes tarde do que tarde demais

É pra se aplaudir de pé a decisão de Muricy Ramalho de colocar seus atletas PROFISSIONAIS de futebol para treinar os fundamentos básicos da profissão que escolheram seguir. Ao invés do tradicional rachão e das descontraídas peladas, o treinador optou pelo aprimoramento da parte técnica, relegado ao plano infinito nas categorias de base. Se todos os treinadores brasileiros tomassem decisão semelhante, sem dúvida não veríamos o desastre que temos visto no futebol profissional brasileiro.

Os Jogador brasileiro sofre desse mal terrível, vem da base sem saber passar, concluir, cabecear etc. Assemelha-se a um economista que maneja muito bem a HP12C mas que tem dificuldade nas quatro operações.

O segundo caso parece ficção e é - pos é óbvio que o mercado rejeita isso - mas o primeiro é a mais pura realidade. A "pós-graduação" do brasileiro é lá fora, com os gringos. Isso deveria ser inadmissível.

E o Brasil já teve um treinador que não admitia isso. Telê uma vez deu uma bronca num jogador que ao final do treino pediu novalgina pra ele. " Meu filho, eu tenho te observado e ía mesmo falar com você. Você tá cabceeando com o cocuruto. Coloca a nuca pra tras e mete a testa na bola que você vai ver o que acontece..."

A partir daquele dia Elivélton, exímio driblador, aprendeu o que deveria ter aprendido com 12 anos de idade.."

Parabéns Muricy por louvável atitude, por mais que possa parecer constrangedor, não chega aos pés do constrangimento de ver jogadores feitos errando feio pelos gramados do Brasil afora..

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Homem de ferro 2

A sequência do Homem de Ferro conseguiu manter o bom nível do primeiro filme. Robert Downey Jr. está excelente no papel. Ele é o cara, que ator! Ele, que há alguns anos atras vivia na sarjeta e volta e meia atras das grades por invadir mansões em Hollywood, deu uma volta por cima que não se tem notícia na história do cinema americano. O bacana é que no filme ele da ao super-herói contornos bem especiais como dramas psicológicos e conflitos existenciais que tornam o personagem um sujeito imperfeito, incorreto e por isso fascinante.

Só acho que o diretor poderia ter explorado mais o vilão vivido por Mickey Rourke. Esse é outro ator que tem tido atuações exuberantes, como em "O lutador". Uma de suas armas chama-se “ex-mulher”, que um cara lhe vende com a garantia de alto poder destrutivo. Será?!

Por fim, para alguns, sair do cinema apaixonado pela Scarlett Johanson é normal, não precisa nem se preocupar. Afinal, tirando o protagonista, ninguém é de ferro, né..

Robinho (como sempre) preocupa

Ganso já carimbou o passaporte, merecidamente. Trata-se de um jogador pronto. Temos que nos preocupar agora é com Robinho, um jogador inacabado, que não cansa de apresentar em campo seu conhecido arsenal de deficiências técnicas. Ontem foram pelo menos 4 passes importantes em cima do adversário: 2 finalizações, 1 último passe lateral e outro no meio da área que resultou no gol do Santo André. Isso sem falar na falta de força e precisão nas conclusões . Ou o chute sai fraco ou sem direção ou os dois. Não chegar naquele passe magistral do Ganso e concluir um passe de Neymar daquela forma bizonha atravessando área é algo inadmissível para um jogador de um time grande, o que dirá da seleção brasileira..

Eu sei que amanhã virá um jogo e ele dará duas ou três pedaladas fará um gol e aparecerá um monte de gente pra elogiá-lo. Esse é o problema, a mídia não trabalha com as categorias “estrutura” e “conjuntura” e tende a pasteurizar os jogadores em suas análises e a massa a acompanhar essa equivocada e reduzida tendência.

Uma coisa é o Káká jogar bem ou mal , ele já tem os fundamentos na ponta da chuteira outra coisa é Robinho, cujas deficiências técnicas são gritantes e jamais foram corrigidas. O mais próximo que vi se aproximar de uma análise correta sobre esse jogador foi o PVC que, corajosamente na contramão de seus colegas, disse que Robinho precisava trabalhar urgente potência e explosão.

Robinho hoje precisa mais do Santos que o Santos dele, isso é fato. Está ali contracenando no meio dos moleques que estão engolindo a criança. A Copa do Mundo está aí, e eu pergunto: Dará tempo de ele se aperfeiçoar em algo que ele nunca foi bom em menos de um mês? Não, não dará e caso seja titular teremos que contar com a sorte; como é uma competição de tiro curo, pode ser que ele não atrapalhe ou até que tenha um bom momento. Seu histórico desde a discretíssima passagem pelo Real , passando pela reserva do Manchester e agora fazendo ponta nesse timaço do Santos de maneira nenhuma aponta para isso.