sexta-feira, 2 de julho de 2010

Valeu seleção!

É do futebol. O 1x1 era um placar justo mas quem conhece sabe que aquela bola raspada no primeiro pau é absolutamente mortal. Talvez faltou Luis Fabiano colar no holandês, mas é muito difícil dizer também, já que ele atravessou nossa área como um raio pra raspar aquela bola e aí, meu amigo, depois que raspa, tudo pode acontecer, e aconteceu...

Perdemos, mas saímos de cabeça erguida. Numa copa equilibradíssima, com grandes seleções o Brasil estava entre as melhores, com certeza, mas não era a melhor, sabíamos disso. Fizemos o que pudemos e perdemos na bola. O resultado foi justo e a Holanda é uma grande seleção de futebol.

Parabenizo o bom trabalho de Dunga a frente da seleção brasileira, pegando um grupo desacreditado, na pior safra do nosso futebol, potencializou o futebol de alguns jogadores e, trabalhando duro, nos deu um time competitivo, com jogadores que honraram a nossa camisa.
Difícil imaginar que outro técnico poderia fazer o mesmo, talvez Felipão, não sei. Aliás, a safra pós-2006 nas mãos de outro técnico estava arriscado ao Brasil nem se classificar pra Copa. Telê, por exemplo, pegou a extraordinária geração 80 (de ouro) e foi eliminado nas quartas em duas ocasiões com o time cometendo erros primários e batendo pênaltis de forma displicente. Parreira foi agraciado com o quadrado mágico e foi a bagunça que sabemos, eliminados de uma forma ridícula e vexatória.

Dessa vez foi diferente, o time estava muito seguro, muito compacto, arrisco-me a dizer que o Brasil era a equipe menos vulnerável dessa copa. No futebol as vezes se perde, hoje perdemos, de duas bolas paradas e numa infelicidade de Felipe Mello - que, apesar de ter se descontrolado, não deve ser execrado pois quem acompanhou o Robben na Champions, sabe que ele é um jogador chatíssimo de marcar: provocador, o tempo todo da o corpo e além de tudo é craque e usa todo seu talento a serviço da catimba (que é do jogo, diga-se de passagem)

Apenas uma ponderação, creio que hoje tenha ficado evidente a falta que faz um jogador ou de meio campo ou um atacante de verdade. Dunga depositou confiança no Robinho, que mesmo fazendo alguns gols de tapa na bola, jamais pode ser atacante de uma seleção pois não sabe chutar a gol; com a boa movimentação que tem, pode até jogar nessa função recuada no meio campo, mas não é um craque que chama o jogo pra desequilibrá-lo como Messi, Forlan, Robben, Xavi e outros. Não é, e isso meus amigos, faz uma falta absurda

Esse é sempre foi o meu único ponto de discórdia na seleção brasileira escalada por Dunga. Teríamos uma dupla de ataque fortíssima com Nilmar e Luis Fabiano. E no meio campo, Dunga poderia ter insistido com Zé Roberto, ou tentado outro jogador para herdeiro de Rivaldo. Infelizmente, Ganso surgiu um mês antes da CBF mandar a lista para os clubes com os possíveis selecionáveis.

No geral, gostei muito do Brasil, gostei da cara dessa seleção, que na falta dos grandes craques, que as outras tem, foi talhada com suor, aplicação, honra e vontade de vencer. E venceu muito,não podemos esquecer.

Claro que tem muita gente feliz por aí, ou aliviada ou qualquer outra coisa... O jornalista Arnaldo Block, por exemplo, declarou que torceria para a Holanda. A essa altura deve estar comemorando. O resto da nossa “jenial” imprensa prefiro nem me dar ao trabalho de comentar.

Quanto ao torcedor, é natural que fique chateado, principalmente o brasileiro que só aceita o primeiro lugar sempre. A partir de agora será manipulado pela mídia a execrar ainda mais a seleção. Quanto a crítica esportiva eu perdi as esperanças, mas quanto ao torcedor, aquele cara que sabe de bola, um dia perceberá por constatação que o futebol mundial mudou, que o Brasil não detém mais a hegemonia de outrora, e nesse sentido tenho certeza que essa Copa do Mundo da África será um divisor de águas, pois fará com que muitas pessoas reciclem suas idéias e revejam seus conceitos sobre esse esporte.

Tenho certeza absoluta que o trabalho de 2010 não foi em vão. Diferentemente da derrota de 82, onde não aprendemos nada e fomos eliminados na copa seguinte, o trabalho do técnico Dunga a frente da seleção deixa um legado muito positivo;com algumas correções (principalmente na parte emocional) e essa nova garotada que vem surgindo, chegaremos mais fortes ainda pra levantar o caneco pela primeira vez na nossa casa.

Então é isso, levantar a cabeça, sacodir a poeira aí na África pra dar a volta por cima (e olímpica) aqui no Maraca. Até 2014!

2 comentários:

  1. Dunga teve muitos méritos, deixou a seleção com cara de time, dando entrosamento, postura tática e principalmente comprometimento, com a entrega dos jogadores ao seu estilo de jogo. Não tivemos isso em 2006 e isso poucos conseguiram na seleção. Também acho que o futebol mudou, e muito. Mas talvez o erro de Dunga foi ter exagerado. Pecou por excesso, talvez até por, à exceção da Copa, ter conquistado tudo. Brigou demais com a imprensa, fechou demais o grupo, confiou demais em jogadores que não tem a menor condição de ser titulares nem reservas da seleça, casos de F Melo, Gilberto, Kleberson. Os reservas são importantíssimos, pois são eles que dão opção para mudar um jogo, sem contar que ocorrem muitas contusões em copas. Não levar o Marcelo, em excelente fase, para ser o 6 titular foi demais. E a ala esquerda da seleção foi uma negação total. A sua teimosia foi além. A safra é uma das piores, mas podia ser melhor. Tem jogadores melhores tanto no Brasil quanto no exterior, bastava inseri-los na família Dunga. O nível técnico foi muito ruim da nossa equipe, mas ainda assim tivemos tudo para chegar à semifinal e à final. Vida que segue, torcerei agora pelo Paraguai, de Romerito e de Larissa Riquelme.
    Fica a pergunta? Quem será o próximo técnico? Acho que Dunga deixou um importante legado, precisamos apenas é de mais equilíbrio e ponderação, coisa que o Felipão conseguiu. Quem arrisca o palpite? Já ouvi falar em Leonardo (não!!!!!!!!), Joel Santana e até Renato Gaúcho. Felipão já acertou com o Palmeiras, e acho que não será ele.
    Abração
    Leo

    ResponderExcluir
  2. Pois é Léo, nossas criticas são quanto este ou aquele jogador de predileção como Marcelo na esquerda, que tb concordo etc. Essas criticas sempre existiram; mas uma coisa concordamos, fato é que com um limão na mão(safra terrível) Dunga fez uma limonada, deu padrão ao time, fez um EXCELENTE trabalho preparatório e deixou o Brasil em condições de disputar a Copa do mundo de igual pra igual com Argentina, Inglaterra, Holanda e Espanha , enfim, de seleções feita de craques.

    Agora tinhamos limitações, claro, perdemos em erros de jogadores QUE NUNCA ERRAM, como Juan e Julio Cesar, e na bola parada, fatal no futebol.

    Bola pra frente, manter o trabalho sério e se concentrar ainda mais pra 2014.

    Abração!

    ResponderExcluir