sábado, 3 de julho de 2010

Onde erramos

Copa do mundo é concentração máxima, Copa do mundo não perdoa. Revendo o jogo com mais atenção ficou mais claro que, além da fatalidade da bola espirrada na área e do gol de bola raspada, o placar foi justo e o Brasil perdeu por contribuir de forma decisiva em ambos os lances. Vamos aos principais lances que fizeram a história desse jogo:

Primeiro tempo

Kaká sofre um pênalty claro. Uma tesourada na área que se fosse fora qualquer juiz do mundo daria falta e cartão amarelo. O árbitro japonês ignorou, levando em conta, claro, que o placar estava 1x0 para o Brasil, era começo de partida e se marca , by by sua tranquilidade para o resto do jogo...Coisas do futebol, esporte que também é feito de cálculos..

Julio Cesar deixa escapar uma bola limpa, alçada na área por Van Persie. Julio Cesar, inexplicavelmente não estva bem, ele saiu mal nessa bola, um prenúncio do que seria o primeiro gol da Holanda.

Robinho enfeita de calcanhar sem necessidade e entrega, displicentemente, uma bola no meio de campo para Van Bommel acionar Robben que quase marca na sua jogada fatal. A zaga salvou, ufa!

Segundo tempo

Felipe Mello erra de calcanhar e a zaga salva de novo. 2 calcanhares errados num jogo desses é pedir pra acontecer o pior.

Robinho falha na cobertura de Robben na lateral e "da o campo pra ele " virar pra Sneidjher que lança na área e vê Julio César sair muito mal do gol. Um goleiro desse nível quando sai é pra decidir o lance. Falhou. Raramente falha, mas falhou. Gol da Holanda.

Robinho erra um passse lateral os holandeses vem pra cima, mas Juan sai na cobertura de Robben.

Juan, inexplicavelmente, num lance que tenho certeza que ele não se perdoará pro resto da vida, um lance que vai ver, rever e jamais acreditará no que fez, ENTREGA UM ESCANTEIO PRA HOLANDA DE MÃO BEIJADA, tendo a possibilidade de explanar a bola pra fora do Estádio pela lateral. O que terá acontecido naquele momento, só Deus sabe...Ceder um escanteio pro adversário num jogo de copa é algo imperdoável, não no sentido literal. Esse foi, sem dúvida, o lance capital do jogo que selou o nosso destino. Copa do Mundo não perdoa, Copa do Mundo mata os incautos. No escanteio o cara entra como um raio e raspa na área em menos de 3 metros pro holandês cabecear pra marcar.

Claro que o pênalti aos 20 minutos do primeiro tempo poderia mudar a história, mas isso é uma conjectura que não cabe no futebol. O jogo foi esse, a Holanda fez gols sem penetrar em nossa defesa, mas em jogadas mortais que, de uma certa forma, contribuimos com nossa falta de ATENÇÃO MÁXIMA.

Uma pena, pois nossa equipe era boa - nem melhor nem pior que as outras cheias de craques - vinha de uma sequência, conseguiu um padrão e apesar de alguns pontos questionáveis, que as outras seleções também possuem, tinha futebol pra ser campeã do mundo. Mas é indiscutível que falhou na final, apesar de apoiar esse time tenho que ser justo e equilibrado na crítica, deixo o desequilíbrio, o exagero e a mentira para a imprensa, que até hoje tenta vender 82 como uma tragédia, coisa que não foi nem aqui nem na Espanha.

2010 entrará pra história do futebol (a verdadeira e não a dos jornais) como a copa em que, com todas as dificuldades impostas pela falta de craques no nosso futebol, chegamos bem preparados - numa competição disputadíssima, hiper-veloz, onde grandes equipes caíram e outras emergiram - com uma equipe competitiva, mas perdemos num misto de desatenção e implacabilidade do futebol. O resto deixa o jornal contar...

2 comentários:

  1. Nossa, suas análises são profissionalíssimas, você é ou foi do ramo futebolístico? Entrei direto, vou procurar seu perfil, talvez eu esteja perguntando desnecessariamente.
    Abraço tijolaceiro, Dil.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Geysa, posso dizer, sem qualquer pretensão, que sou do ramo por jogar e assitir muito futebol a vida inteira. Na verdade futebol é um esporte que, se comentado com isenção, de forma desapaixonada, e um pouco de boa vontade pode ser comentado por qualquer um que PRATICA ESSE ESPORTE. Por isso, asseguro que jornalistas esportivos, como a maioria dos que por aí estão, não podem comenta-lo em sem que tenham jogado, isso é fato. Seria o mesmo que pedir pra um jogador de futebol, que nunca pisou numa redação, explicar os meandros do funcionamento desse espaço.

    um abraço.

    ResponderExcluir