quinta-feira, 22 de julho de 2010

Serra esconde FHC, e todos escondem Serra, menos a mídia

Em 2008, o jingle da campanha do vice de José Serra, Kassab, anunciava escancaradamente pelas ruas de São Paulo: "deixa o homem trabalhar"; pois é, qualquer semelhança não foi mera coincidência, mas sim um prenúncio do que ainda estava por vir. Em 2010, por todos os cantos do Brasil o fenômeno volta a se repetir, ningúem quer estar ao lado de José Serra.

O PV do Rio fazia campanha pela Lapa no sábado a noite com seus candidatos , alguns em corpo a corpo, afirmando apoio a candidata Dilma. Aliás a principal liderança do PSDB na Câmara do Rio, já declarou que, só por causa do apito na boca do Índio, não vota em Serra.

Em Minas, a coisa é ainda mais gritante. Depois de observadas as últimas cinco aparições públicas de Aécio Neves ao lado de seu candidato ao governo, Anastasia, contatou-se que em nenhuma ele fez referência a Serra. Na entrevista a Veja rasgou elogios a Lula e nada de Serra...Até a Folha percebeu e publicou uma matéria relatando que Aécio só menciona Serra quando não tem outro jeito, isto é, quando Serra está em Minas. Sábado, num encontro ao qual chamou de grande largada para a campanha, vejamo o que Aécio bradou:

“Viva Minas, viva Anastasia, viva Itamar Franco [candidato ao Senado]“, disse Aécio na ocasião, sem mencionar Serra. Anastasia e Itamar também discursaram e não falaram do presidenciável.

Aliás, nem Serra confia nele mesmo, já que sua campanha é vazia de propostas, escollhas equivocadas, cada vez mais baseada em ataques pessoais e surtos terroristas e na tentativa deseperada de apoiar ações do governo até ontem veementemente condenava por seu partido.(O Bolsa família, por exemplo, agora é um excelente programa que será ampliado, mas durante 8 anos foi chamado de "bolsa-esmola") Em Pernambuco, chegou ao absurdo de dizer que era "amigo pessoal" do presidente Lula...

Serra escondeu FHC de vez - tocar no nome do ex-presidente está proibido na sua campanha - se apóia na popularidade de Lula mas se vê cada vez mais isolado com seu Índio e só faz despencar nas pesquisas..

Do Oiapoque ao Arrroi Chuí, todos escondem Serra, menos a mídia. O único lugar onde ele brilha, sorri, é elogiado aclamado como grande homem público e recebe toda generodidade dos colegas articulistas é na página do Globo, Veja, Estadão , Folha de São Paulo etc_ e, claro, nas bancas do Leblon e do Morumbi desse "brasilsão de Deus"...Nesses locais o Brasil vai de mal a pior, Lula é um gangster, Dilma é uma despreparada ligada ao crime e "José Serra é um grande líder, único capaz de dar a nação a esperança de um futuro auspicioso"

Ainda bem que a velha mídia está derretendo, e que essas máquinas produtoras de mentira servem apenas para enrolar o peixe da feira do dia seguinte.

Clique http://altamiroborges.blogspot.com/2010/07/velha-midia-esta-derretendo.html para ver o excelente artigo " A Velha mídia está derretendo" de Antônio Lassance , do IPEA

Clique em comentários para ver a a representação do MSM na justiça contra a mídia parcial e golpista.

2 comentários:

  1. Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania

    Para entender a questão que estou propondo, voltemos à última terça-feira (13/7), quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o jornal O Estado de Minas em R$ 7 mil por fazer “campanha antecipada” para o candidato do PSDB à Presidência, José Serra.

    Segundo notícia vagamente reproduzida em alguns grandes portais de internet — e que as imprensas escrita, televisada e radiofônica esconderam total ou parcialmente —, “o veículo foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de publicar, em seu caderno de política, no dia 10 de abril deste ano, reportagem alusiva ao lançamento da pré-candidatura de José Serra à Presidência da República”.

    A denúncia do MPE foi acolhida pela ministra substituta do TSE, Nancy Andrighi, que multou o jornal mineiro.

    Por certo, não é a primeira vez que um meio de comunicação é multado por fazer campanha ilegal para um candidato, mas não me lembro de outro caso igual envolvendo um veículo do porte de O Estado de Minas.

    O fato supra mencionado me voltou à mente na manhã deste sábado (17/7). Como a minha filha caçula, de 11 anos, está novamente internada, a fim de passar o tempo entre a noite de sexta-feira até agora, devorei vários jornais e revistas comprados na banca em frente ao hospital.

    Foi aí que me veio o pensamento de que os mais eminentes órgãos de imprensa escrita estão fazendo campanha eleitoral em favor de Serra tanto quanto O Estado de Minas, só que na forma de campanha negativa contra Lula, Dilma e o PT.

    Impressionou-me a avaliação desses órgãos de imprensa todos juntos. É impossível ler qualquer um deles sem que a enorme dose de más notícias contra o presidente da República, contra a sua candidata e contra o partido dos dois chame a atenção do leitor.

    Todos juntos

    Comprei O Estado de S. Paulo, a Folha de S.Paulo, O Globo e as revistas Veja e Época

    Todos juntos continuam acusando a campanha de Dilma de ter feito dossiê contra Serra e Eduardo Jorge valendo-se do poder do governo Lula sobre a Receita Federal.

    Todos juntos contam que a Sociedade Interamericana de Imprensa considerou o governo Lula antidemocrático e o acusou de atentar contra a liberdade de imprensa.

    Todos juntos criticam Dilma por “guardar dinheiro debaixo do colchão”, valendo-se de declaração de bens dela à Justiça Eleitoral ao se registrar como candidata.

    Todos juntos manipularam o comparecimento de público ao comício com Dilma e Lula no Rio. A Folha chegou a dizer que só mil pessoas foram ao evento, o que, lendo a matéria, descobre-se que foi o que restou de público depois de cair um temporal.

    Todos juntos acusam o presidente Lula de “violar as leis” por apoiar publicamente a sua candidata, ignorando total ou parcialmente que Serra também está sendo multado por infringir a lei eleitoral.

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  2. As poucas notícias desfavoráveis a Serra, além do volume infinitamente menor delas, tampouco aparecem na primeira página ou na capa desses veículos. E aparecem bem pouco. Para cada dez notícias ou comentários contra os petistas aparecem, no máximo, um ou dois contra os tucanos, se tanto.

    Prática sistemática

    Afirmo publicamente que os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo, bem como a revista Veja, fizeram e continuam fazendo campanha escancarada para Serra e campanha negativa contra Lula, Dilma e o PT fora da época permitida pela lei eleitoral.

    A mera análise de um período maior de tempo revelará uma prática sistemática desses órgãos de imprensa de fazerem campanha negativa contra os petistas. É preciso trazer esses números à ordem do dia. Há que apurá-los, divulgá-los e entregá-los à Justiça.

    Vale lembrar que o conceito de “campanha eleitoral negativa” surgiu recentemente, quando o sindicato dos professores paulistas, a Apeoesp, promoveu atos públicos contra o governo do estado, o que foi considerado campanha negativa contra Serra pelo TSE, que multou o sindicato.

    A sociedade civil não pode mais aceitar que a imprensa faça campanha tão descarada contra Lula, Dilma e o PT e a favor de Serra e do PSDB. A mesma Justiça Eleitoral que está punindo políticos e meios de comunicação, por campanha antecipada, tem obrigação de reconhecer e punir o volume impressionante da campanha escancarada dos veículos supra mencionados.

    Que fazer diante de uma situação de afronta às leis e de verdadeira chacota por parte de uma mídia que se transformou em linha auxiliar da campanha presidencial tucana? Novamente, acho que será preciso jogar a sociedade civil em cima deles.

    Só que essa ação precisa ser muito bem estudada. Até porque, dará um trabalho enorme quantificar o volume impressionante de matérias atacando Lula, Dilma e o PT. E é justamente na quantificação dessas matérias, na desproporção absurda em relação aos candidatos que está o fio da meada.

    Cabe medida judicial

    Desta forma, pretendo formar um núcleo de pessoas dispostas a colaborar com a preparação de uma reação da sociedade civil à afronta que esses grandes órgãos da imprensa escrita estão praticando contra as leis.

    Estudaremos se caberá de fato ao Movimento dos Sem Mídia tomar uma atitude nessa questão. Sendo assim, quero formar um grupo de filiados ao MSM ou não para que reunamos todo o material necessário a uma medida judicial. Aceitaremos voluntários para a tarefa.

    Estou entrando em contato com o setor jurídico do MSM, pedindo estudo do assunto e propondo que nossa organização se reúna talvez até com juristas independentes para melhor analisarmos as opções de reação ao abuso da imprensa escrita.

    Será nesse momento que precisaremos do esforço de todos vocês para que consigamos, novamente, outros milhares de assinaturas de apoio à medida que nós, do MSM, poderemos vir a tomar conforme a natureza da análise do nosso setor jurídico.

    Peço a cada uma das centenas de pessoas que acabam de se filiar à ONG que consiga apoios à possível representação ao MPE, pois esses apoios, chegando novamente aos milhares, colocarão a Justiça na obrigação de dar uma reposta séria e muito bem ponderada à propositura que lhe poderá ser feita.

    Em minha visão, seria facílimo provar que Globo, Folha, Veja e Estadão estão fazendo campanha para Serra desde muito antes do permitido pela lei tanto quanto fez o jornal O Estado de Minas.

    Bastará apurar o que fizeram esses veículos no decorrer deste ano. Está tudo muito bem registradinho. Claro que virão com aquela conversa de que são isentos e de que tratam todos os candidatos da mesma forma, mas será brincadeira de criança provar que é mentira.

    (*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

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