segunda-feira, 12 de julho de 2010

África 2010: Uma Copa inesquecível!

A Copa da África do Sul terminou ontem mas entra pra história como uma das melhores de todos os tempos, por vários motivos que gravitam em torno desse que é o maior evento de futebol do planeta. O principal deles, que é o jogo de futebol, foi sem dúvida o ponto alto. Se por um lado a velocidade da nova bola, os fortes sistemas de marcação e o invejável preparo físico dos atletas "reduziram" o campo dificultando as coisas, por outro, não me lembro de ter visto uma copa tão equilibrada, competitiva e tão emocionante como essa. Uma vitória do esporte! Cada pedaço de gramado foi disputado com muita garra por quase todas as 32 equipes que valorizaram muito a vitória do concorrente, decidida, na maioria das vezes, em detalhes pequeníssimos.

Parabéns a Espanha, campeã com muita justiça, pois tinha um meio campo de craques que rodava a bola como nenhuma outra equipe. Parabéns a Alemanha que proporcionou a todos o melhor jogo da copa contra a Argentina, com um futebol envolvente, seguro e eficiente. Parabéns ao Uruguai que tinha todas a as condições de disputar o título com um elenco muito bem postado em campo liderado pelo monstro Forlan, com muita justiça eleito o craque da copa.

O Brasil era um bom time, mas perdeu de forma justa, sucumbindo a pressão emocional holandesa e em erros de desatenção que não se cometem numa copa do mundo. Confesso que a falha de Juan e Julio César me surpreenderam, pois são sempre seguros, frios e acostumados a grandes decisões; mas tudo bem, um dia acontece e aconteceu ali, é do jogo, é da bola.

Quanto a Holanda , era outro time fortíssimo, na minha opinião o mais difícil de se enfrentar nessa copa, por motivos simples: É composto por bons jogadores, tem no meio dois cracaços de bola que nenhuma outra seleção tem e ainda com o seguinte diferencial, a catimba e o jeito malandro de jogar bola - irritando o adversário, caindo em todas, deixando o corpo, xingando, cuspindo, dando em gol até bola devolvida(!) São craques que ainda por cima sabem usar recursos de boleiro malandro..Quem joga bola sabe do que eu tô falando, é o pior tipo de time pra enfrentar. Robben e Sneijder , no campo 5 do Aterro ou mesmo no Maconhão da Lagoa, deixariam muito gente boa aí de queixo caído com tamanha sagacidade para o jogo que tem..Não é mole não, fera..rs..

A decepção da copa, pra mim, foi Maradona. Desde o humilhante 6 a 0 que levou da Bolívia na preparação, a forma baixo nível com que se dirigiu ao mundo e foi punido, a briga com Riquelme, a convocação que deixou de fora Cambiasso, o Verón posto no banco; enfim, o desperdício de uma geração talentosíssima da Argentina, nas mãos de um lunático que só fez lambanças e não se garantiu. Para coroar sua péssima performance, no jogo de final de copa contra a equipe da Alemanha, consegue ainda dizer a proeza que não conhecia Thomas Muller - a quem julgou se tratar de um gandula - e vê o jogador atropelar seu time, virar o artilheiro da competição e ainda ganhar o troféu de talento jovem do mundial. A Alemanha bate a Argentina por 4 x 0, poderia ter sido de mais e só há uma palavra, pra definir Maradona como treinador de equipe: Lamentável, como nunca vi igual. Acho que nem se Renato Gaúcho quisesse conseguiria fazer tanta presepada.

Enfim, uma copa com grandes emoções, grandes personagens para o bem e para o mal, que teve um justo e inédito campeão, uma copa disputadíssima, as vezes com requintes dramáticos como foi Espanha e Paraguai e principalmente Gana e Uruguai.

Por fim uma copa que foi coroada em sua final com a presença iluminada de Mandiba, que todas as palavras que eu usar aqui serão insuficientes para descrever tanta grandeza num ser humano.
Que venha 2014, com a certeza de que a África estará pra sempre nos corações de quem ama o futebol.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário