sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Debate pra boi dormir...

..ou "colóquio flácido para acalentar bovino", como preferem os intelectuais

As considerações:

Plínio, que não tinha nada a perder, como era de se esperar deu o tom mais “descontraído” ao debate; embora sua retórica socialista não se sustente nos dias de hoje. A medição das terras excedentes de forma igualitária é uma falácia e uma idéia infactível, mas mesmo assim o candidato foi importante para trazer a questão da Reforma Agrária a tona.

Marina, teve participação razoável, no sentido de dar sono mesmo.. Ela é muito mais capaz que isso. Pra falar das coisas boas, gostei quando ela, ao ser provocada, elegeu como prioridade a saúde, ao contrário de Serra que optou pela área de segurança. Também gostei quando ela deu uma aula de sustentabilidade ao infeliz do jornalista que fez a segunda pergunta mais infeliz da noite.

A primeira, foi sobre o calote dirigida a Plínio. Além de ser anacrônica foi feita de forma áspera, com sangue escorrendo nas bocas de um jornalista que não consegue disfarçar seu ranço direitista.

Serra veio preparado pro debate, não no sentido técnico, mas no sentido de otimizar ao máximo sua dinâmica. Fez perguntas que mereceriam respostas longa e foi mais sintético que os outros. Foi o melhor “jogador” nesse aspecto,pois no campo das propostas deixou a desejar como já era previsto. O pior momento da noite ficou na sua conta : “Educação é coisa pro futuro” – essa foi de amargar; a frase foi muito infeliz e Dilma soube capitalizar falando de investimentos previstos para área e valorização dos professores.

No final, o demo-tucano também também não convenceu. Serra tem sido orientado pelos marqueteiros a fazer as vezes do camarada que teve origem simples e trajetória sofrida, qualquer semelhança com o presidente da república não é mera coinidência..Serra ao invés de “cair p´ra dentro” de Dilma como era de se esperar, preferiu o quase-choro.
Nesse ponto só foi superado pela poesia de Marina que conseguiu a proeza de incluir todos os outros candidatos na rima!

Dilma, na minha opinião começou mal, nitidamente nervosa, fala presa, e se afobou um pouco com o ataque inicial do tucano. Dilma abriu 10 pontos na Sensus e era de se esperar que o Serra iria pro desespero do "tudo ou nada", qual foi a surpresa, então?
Bom, mesmo assim acho que ela conseguiu reagir na hora certa. Não deixou Serra pautar o debate e começou a rebatê-lo de forma técnica mostrando sua capacidade como administradora. Quem abriu caminho pra Dilma, foi Marina que jogou 8 anos de FHC no colo de Serra e deu o mote pra petista falar dos números desse governo que são irrebatíveis. Mesmo assim ela foi tímida nesse ponto, e não conseguiu traduzir esses dados para uma linguagem mais palatável para o povo.
Ao meu ver, precisa melhorar , primeiro por que tem respaldo pra argumentar, segundo, porque tem muito conhecimento do que fala, e terceiro porque de longe não é essa mulher tensa que se apresentou, precisa demonstrar sua desenvoltura e pulso forte.

No mais, foi um debate morno onde deu pra perceber o seguinte: Se não houver nenhuma baixaria ou nenhuma ecatombe política, com esses concorrentes que aí estão, não vai ser no campo das idéias que o destino eleitoral, hoje praticamente inexorável, vai mudar.

4 comentários:

  1. Sabe o que falta a Dilma?

    Tentar parar de fazer as vezes da nova Lulinha paz e amor e sentar a cacetada no vampiro como sempre faz com a mídia.

    Caramba. A mulher participou de luta armada. Sabe combater.

    Agora essese marqueteiros do pt querem um novo peace and love. Pelo amor de Deus

    Queria ver se fosse o Ciro no lugar dela. Teria batido sem dó no Zé Pedágio

    Ela tem de ser ela mesma. Ser guerreira. Alfinetar. Dar solada no peito e soco no pé da guela

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. O marketing conseguiu engessa-la numa armadura artifcial que a deixou quase sem movimentos e com dificuldades respiratórias!!! Que p...é essa??!!

    Ela, é muito mais cascuda que isso. Tem que ser ela mesma..

    ResponderExcluir
  3. Não foi só o mkt, mas a regras do debate são para que nada aconteça e se nada acontecer a Dilma ganha, por isso o jogo foi aceito por quem esta na frente. Desde quando espera-se que em um debate todos possamos conhecer os planos dos candidatos, ou seja, um deles diz, Vou melhorar a saúde. Como em um ou dois minutos alguém poderá explicar como irá melhorar a saúde no país. Nunca. Por isso, o debate é um local de troca de acusações do tipo: eu fiz melhor e vc fez ou farã pior. E nisso a Dilma tem muito para falar, pois realizou, as falas são comprovadas nas realizações. O Serra em São Paulo não fez, só fugiu das greves e seu grande problema é a Segurança, por isso diz que é o principal. Dilma fala sobre a saúde, porque na pesquisa ela é apontada como uma falha do governo Lula/Dilma. O Plínio foi ótimo, mas é refém das propostas do partido e acabou se carimbando como radical, e o povo brasileiro ainda não gosta disso e a palavra ganhou um significado de dor, por isso, Plínio apareceu, mas não deve ganhar muito com isso. Poderá ganhar o voto dos revoltados, os mesmos que votaram no Enéas. Ihhh..já falei muito, se fosse no debate já teriam cortado o meu microfone...hehe

    ResponderExcluir
  4. grande análise, Victor.

    abraço!

    ResponderExcluir