terça-feira, 24 de agosto de 2010

5 x favela: Um trem para todas as plataformas

Filme (re)acende a luz no cinema nacional!

Um auditório lotado no Artplex da Praia assistiu, agora a noite, a pré-estréia do filme 5 x favela – Agora por nós mesmos – produzido por Cacá Diegues e dirigido e protagonizado por cineastas e atores de diversas favela cariocas. Após o filme um grande debate com a turma da produção e o jornalista Zuenir Ventura.

Gostei muito e recomendo, pra mim um filmaço: É cinema brasileiro na veia com a pulsação do morro na tela! Pô, bota tempo que não vejo um filme tão bacana e cativante sobre a favela que, se não dispensa alguns clichês, subverte outros de forma muito original e, de quebra, ainda nos alegra com gratas surpresas desse universo tão próximo e ao mesmo tempo tão desconhecido da cidade.

“Um trem para todas as plataformas”, assim definiu Cacá sobre o trabalho magnífico desses jovens talentos que surgem no cinema nacional, como Luciana Bezerra, responsável pelo último episódio, e que tive o prazer de conhecer na ocasião.

A favela nua e crua, dividida e também integrada, com todas as suas nuances e ambigüidades refletidas na tela – “o livro e a droga” “o violino e a arma” - mas ao mesmo tempo cheia de vida, cheia de luz, de amor, de afeto, de sons pra todos os lados e gostos ; ou seja, temperada na medida da gente: carioquissimamente, rindo de si mesma.

Vá ao cinema e saia com sua alma lavada de Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário