quarta-feira, 3 de julho de 2013

O atual momento (opinião do blog)

“Que querem? Passeatas de doutores, filósofos ou apenas militantes ativos? Um novo ator subiu ao palco e quer papel relevante”

(Celso Vicenzi)
Concordo com o autor, e tenho dito a mesma coisa. Baixada a poeira, ficou claro a tentativa de cooptação, pela direita midiática, de uma massa de jovens compreensivelmente desiludidos e alienados da vida política nacional. Assim como também está claro que o momento agora é de disputar espaço com a ideologia dessa mesma mídia que ainda influencia muito, vide o volume de lixo ideológico vindo de lá,  que entope o Facebook quase interditando uma reflexão sensata e proveitosa naquele espaço.

Não é mole não! Mas agora, creio que nesse segundo momento, como em todo e qualquer arranjo do jogo democrático, a correlação de forças está mais do que dada, a meu ver escancarada: De um lado a mídia oficial aterrorizando e manipulando a classe média até a medula, como sempre, e tentando agora “ganhar” essa juventude pra fazer coro as suas ideias conservadoras (como fez com seus pais durante anos); e de um outro a mídia alternativa, com os blogues, sites e palavras do cidadão comum que vive o cotidiano político e social do Brasil e hoje pode se expressar,  participar também e influir (mesmo que ainda infimamente)  da/na formação da opinião pública.  A mídia é mais poderosa e tem (por enquanto, quero crer) o Facebook,  predominantemente a seu lado.

Mas o outro lado agora tem, além do trabalho árduo e reflexivo de sempre, as ruas. A direita e uma boa parcela da sociedade que a ela fez coro, foi pras ruas, muito mais num impulso do que propriamente por convicções, e já tratou de se retirar e voltar a sua "ilha", seu mundo privado e restrito. A rua agora tem sido palco quase que diário de ações pontuais muito bem definidas, onde tem prevalecido indubitavelmente a agenda progressista - contra as remoções, pela desmilitarização da PM, pela democratização dos meios de comunicação, com as velhas bandeiras e os novos atores que chegam pra arejar e somar.
Ânimos renovados! Vamos a luta nas ruas, cientes de que agora acabou a cobertura e o "Big Brother de meio de ano". É a velha luta de sempre, mas com a força e a vibração dessa gente nova que quer de fato mudar o Brasil.

Vale a pena o texto:
"Apesar das tentativas de captura pela mídia, e das ações de grupos sectários e extremistas, o que se viu nas ruas, além da luta pelo passe livre ou pela diminuição do preço das passagens urbanas, foram (mesmo de maneira desinformada, acrescento) reivindicações por melhores serviços públicos. "

"Em todas as passeatas, fez-se presente algo preocupante, mas compreensível: a descrença na representação política, que ficou clara na recusa às bandeiras de agremiações partidárias. Um gesto de alienação e de incompreensão sobre o que é e como funciona uma democracia. Vulnerável, portanto, ao assédio de uma direita raivosa que tem saudades da ditadura."
"Mas é preciso ir com calma, para separar ingênuos de militantes fascistas. Como não entender que há um enorme desencanto com a política e com os políticos? Se até entre alguns militantes politizados havia essa desilusão, por que não haveria também entre os mais alienados? Mais do que impor rótulos, é preciso compreender e dialogar com esse público. Porque, além de ir às ruas, irão às cabines de votação, escolher o destino político do país."

"O que parece mais provável é que boa parte dos meios de comunicação e setores mais conservadores procurem canalizar os protestos em direção apenas ao Palácio do Planalto, na tentativa de causar o maior desgaste possível, com vistas às eleições de 2014. É uma aposta arriscada. Principalmente para a mídia, que perde cada vez mais credibilidade quando se comporta como partido político"

Nenhum comentário:

Postar um comentário