domingo, 3 de outubro de 2010

Marina leva eleição para segundo turno..

..Serra agradece de coração.

A probabilidade de Dilma levar no primeiro turno era muito grande, todos sabíamos disso. Há duas semanas a coisa veio mudando. A ofensiva feroz da mídia e a onda de boatos disseminados nas igrejas evangélicas (sobre o aborto principalmente) de norte a sul foram minando essa certeza.

Marina até então oscilava em 11%, que está mais ou menos dentro da média e representa o teto da porcentagem de votos terceiro lugar nas ultimas pesquisas.

A candidata soube aproveitar muito bem esse momento, apresentando-se, principalmente na última semana, como uma alternativa a politicos tradicionais. Começa a falar na tal "Onda Verde"

No meio dessa semana a mídia começou a "tirar o pé ", foi desacelerando suavemente das denúncias pesadas e se chegando pra perto de Marina. A tal onda verde, se não foi uma tsunami,não foi a marola que muitos (inclusive eu) esperavam. A canditada pegou a simpatia maciça dos jovens, daturma mais descolada e dos universitários dos grandes centros e também da nova-direita a chamada por PHA de direita-cristã-eco-capitalista.

Com Marina turbinada começou um movimento na mídia pelo 2o turno. Concomitante a isso, passaram a desqualificar o ato de votar e tentaram confundir de forma irresponsável o eleitor - vide capa do Globo de sábado.

Esse, sem dúvida, foi o movimento que aprox. 3 % da candidata do governo, quase uma "margem de erro", mas o suficiente pra adiar sua vitória. Não teve a famosa "bala de prata" como muitos previram. A articulação da mídia foi acompanhando o processo, acelerando e recuando na hora certa (vide capa branca da Veja de sexta) , migrando de um candidato para o outro quando foi necessário. É daí que surge o "fator Marina", que soube trabalhar muito bem nesse cenário.

A tendência no 2o turno, é o PV apoiar Serra. E agora, Marina?! E agora eleitor de Marina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário