quinta-feira, 24 de junho de 2010

Deixa o homem trabalhar

Dunga desabafa na última coletiva e diz que só quer fazer o trabalho dele.

Ganhando ou perdendo Dunga deixará o comando da seleção após a Copa. Desafiou o poder da Globo/CBF e pagará por isso. Mas podem ter certeza que esse grande sujeito, capitão tertracampeão mundial de futebol, já é mais do que vencedor, pelo menos para mim. A forma coerente como conduziu sua carreira, o afinco como se dedicou em campo a cada jogo com a amarelinha, o espírito de coletividade que introduziu no grupo de 94 e que trouxe também para 2010, a disciplina, a seriedade, a coerência (palavra que a imprensa gosta de zombar) em sua conduta, a competência, notabilizada nos resultados expressivos do seu trabalho, tudo isso fazem do técnico da seleção um vencedor nato e uma figura pra ser admirada.

Infelizmente, o brasileiro não consegue reconhecer essas qualidades nele ou, se reconhece, pouco se importa, pois na escala valorativa da nossa sociedade a cartilha que ele reza definitivamente não ocupa lugar destacado. O Brasil é o país da dissimulação e do jeitinho, Dunga é transparente e direto, não pega atalho e não "da jeitinho", com ele é ou não é.
O Brasil é o país onde, muito bem explicou Sérgio Buarque de Hollanda, algumas verdades não podem ser ditas, pois as pessoas encaram como ofensa pessoal. Dunga separa verdade de amizade e afeto. O Brasil é o país onde o mérito pelo trabalho não é reconhecido, trabalhador no Brasil é chacoteado em jornais e programas humorísticos, o que é valorizado por aqui é a pose, é a forma, é a aparência, conseguida sempre com o poder da grana e o empurrão da mídia. O nome do Dunga é trabalho e o sobrenome é hora-extra, alguém ainda duvida disso?

Por fim o Brasil é o país que tem a pior mídia do mundo, onde reina uma organização que cresceu em simbiose com a ditadura militar, acostumada aos privilégios do poder e a corromper tudo que for do seu interesse; que se apropriou da maior festa da cultura popular e principalmente do futebol, e que aniquila sem dó nem piedade, com seu rolo compressor de mentiras, manipulações e conchavos, qualquer um que ouse atravessar seu caminho e ameaçar seus privilégios.

Dunga, eu não tenho a menor dúvida que você já é um vencedor, assim como tenho certeza que irá trazer mais esse título pro Brasil.

abaixo os dois principais trechos da entrevista:

http://www.youtube.com/watch?v=WhPiUbmSWIQ

http://www.youtube.com/watch?v=8qWQeTqSxLU

3 comentários:

  1. O que a Rede Globo deseja de Dunga não é jornalismo. É tráfico de influência

    ResponderExcluir
  2. Belo texto! É bom saber que tem gente apoiando o Dunga, principalmente reconhecendo as maiores características dele, e não porque está na moda.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Natalia, Dunga é um ídolo no esporte e um exemplo como pessoa.

    ResponderExcluir