sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Que sociedade é essa que faz luto quando não vê a usurpação ditatorial da lei ser aplicada e que promove o lichamento moral de seu principal artista vivo?

PARA ONDE ESTAMOS CAMINHANDO?
Chico Buarque não merecia passar por isso. Se não poupamos nem um gênio da nossa cultura genuinamente brasileiro, no mínimo deveríamos ter respeito a sua trajetória na luta pela democracia nesse país;

Que mundo insano é esse que estamos  vivendo?!! Onde mulheres da novela global, Carla Perez e outras celebridades, se vestem de preto sem nem saber porque..onde pessoas atacam ferozmente uma figura humana que merecia mais consideração por tudo que representa.
Por que entre a reflexão e o linchamento, toma-se o caminho fácil das pedras nas mãos?

Ao observar o comportamento exposto em redes sociais, sempre é bom manter um pé atrás, mas, neste caso, conversas à mesa do bar, no almoço de domingo e nos ônibus da vida estão aí para mostrar que os comentários colocados neste microcosmo não estão isolados neste mundo. Não é de hoje que se debate sobre a tendência de generalizar a política – ou melhor, os políticos, sempre entendidos como aproveitadores profissionais, incapazes de ter contato com a realidade e insensíveis. Embora a visão não seja totalmente desprovida de fundamentos, a extrapolação desta visão é que é um problema, com impacto direto em nossa vida democrática.
Não é de se surpreender com o linchamento porque os comentários sobre a posição do compositor nada mais fazem que reproduzir o senso comum acumulado ao longo de décadas, e contemporaneamente tornados públicos de forma instantânea pela internet. É mais fácil andar com a manada do que parar para pensar.

Isso leva a uma questão maior, que é a vulnerabilidade de nossa democracia. Uma população que acredita piamente em uma história, sem contestá-la, é uma população fácil de dominar.
Frente à perplexidade, é sempre mais fácil culpar o outro do que tentar entender se estamos errando ou não.

Tenho esperança sempre que um dia isso tudo vai mudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário