sexta-feira, 18 de junho de 2010

2010: O ano em que faremos contato..

O futebol moderno aumentou o grau de dificuldade para a prevalência da técnica, isso é um fato; mas por outro lado, trouxe algo que considero positivo para o futebol no que tange a sua emoção: o maior nivelamento entre os times. Sem dúvida, o alto condicionamento físico e a apropriação de fortíssimos sistemas de marcação por seleções emergentes é fator fundamental para que isso aconteça.
Essa copa, como nenhuma outra, tem mostrado isso a cada partida. E acho que está aí a sua maior graça, tem sido emocionante assitir a cada jogo disputado como não me lembro de ter acontecido numa "fase de grupo" em copas passadas. Tudo pode acontecer, não existe mais jogo ganho, não existe mais resultado antecipado, nem fatura liquidada.

Infelizmente nossa mídia esportiva - que, salvo honrosas exceções, mostra a cada dia que vive num mundo paralelo- prefere bater na tecla do “lugar comum” e continuar a pregar essas bobagens, de feio, bonito, belo, horroroso, "baba", etc_ e jamais terá a lucidez necessária para enxergar esse fato que grita diante de seus olhos. Senhores, o futebol mudou!

Vejam como são as coisas. A maioria dos analistas enaltecia a Alemanha na primeira rodada enquanto eu alertva que ainda era cedo, já que esta havia goleado de 4, em boa parte, porque enfrentou um adversário que a deixou jogar. Hoje a Alemanha perde da Sérvia, ontem foi a França..e ganha a Suiça, e perde a Espanha, e faz jogo duro o Paraguai pra cima da Itália..E agora?! Mais confusão pra cabeça confusa dos nossos "senhores da bola".

Senhores esses que, é muito bom que se diga, vem arregimentando desde antes da copa começar os torcedores brasileiros para torcer contra a sua seleção. Diariamente destilam seu veneno, escrevem e falam da foram mais rancorosa possível sobre Dunga e o time brasileiro. Infelizes que são, tentam vender a idéia que a seleção brasileira teve uma estréia pavorosa o que não é verdade. Ontem o jornal “ O Globo” chegou a fazer um cálculo de como o Brasil poderia ser eliminado na primeira rodada. Canalhas, isso é o que eles são, até no futebol!

Que venha a Costa do Marfim, como disse vai ser mais uma pedreira. Mas é isso aí, cada batalha dessas com suas dificuldades, torna mais digno e valorizam ainda mais o nosso caminho rumo ao título. Ou alguém ainda prefere se iludir com o tempo em que o Brasil ganhava de Nova Zelândia, Escócia na maior das tranqüilidades, escondia do mundo seus defeitos para depois descobri-los junto a Itália quando já era tarde demais?!

Com todas as dificuldades que surgiram e que ainda possam surgir, com sistemas cerrados, atletas-ciborg e as mais novas tecnologias os melhores sempre sobressairão, os craques da bola, como Messi, Kaká, Fábregas, Lampard etc_graças a Deus, sempre prevalecerã. E é justamente isso que torna esse jogo que tanto amamos cada vez mais fascinante; mas acordemos todos nós desse looongo sonho de uma vez por todas, sejamos realistas e façamos de uma vez por todas contato com a realidade: O que passou, passou. Bem vindos ao futebol século 21!

Nenhum comentário:

Postar um comentário