terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os riscos da radicalização da imprensa

Os riscos ocultos na radicalização da cobertura eleitoral da imprensa

por Carlos Castilho - Do Observatório da Imprensa

Faltando alguns dias para o primeiro turno das eleições de 2010 já dá para perceber que há no ar uma sensação de cansaço em relação à avalancha de denúncias publicadas pelos principais jornais do país, envolvendo integrantes e ex-membros do governo Lula.

O recurso ao denuncismo é classico em periodos pré-eleitorais, mas a versão 2010 mostrou duas características marcantes:

1) Toda a imprensa entrou no jogo das denúncias ao contrário de eleições anteriores, quando geralmente havia um ou mais orgãos dissidentes;

2) Ficou também evidente que a blitzkrieg da imprensa tem como pano de fundo a preocupação de setores conservadores e tradicionais núcleos de poder político e econômico com a perda irreversível de posições estratégicas no cenário nacional.

O terrorismo midiático contra Dilma é quase idêntico ao promovido contra Lula antes de sua primeira eleição para a presidência em 2002. Ao longo dos últimos oito anos nada aconteceu no país que pudesse justificar o recurso aos velhos fantasmas. Pelo contrário, a gestão de Lula deu à classe média muito mais do que ela esperava de um governo petista.

ler na íntegra

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-riscos-da-radicalizacao-da-imprensa

3 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog que visito diáriamente, passei para declarar meus votos em 3 de outubro pois tenho muito orgulho deles.
    Presidente - Dilma 13
    Governador - Sérgio Cabral 15
    Senador - Lindberg 131
    Senador - Crivella 100
    Dep.Federal - Brizola Neto 1234
    Dep.Estadual - André Barros 13351
    Marcio Caldeira Brant Filho

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcio, e hoje tem Fogão rumo ao título!

    ResponderExcluir
  3. Vamos como "Loco" prá cima deles,saudações.
    Marcio Brant

    ResponderExcluir