terça-feira, 22 de novembro de 2011

Futebol: Emoção ou justiça?

O site abaixo, chamado Placar Real, faz um trabalho muito interessante. Ele mostra como estaria a classificação do Campeonato Brasileiro sem os erros grosseiros de arbitragem. Traz até um "favorecimômetro", com o ranking dos times que mais foram beneficiados com esses erros.

Por mais que seja uma simulação - e mesmo que tenha algum tipo de recorte - ainda assim é válido na medida em que o futebol é um esporte onde os erros, mesmo depois de identificados, não interferem no resultado final. É nesse sentido que acho que o site traz uma contribuição importante, que é a de abrir um debate sobre esse esporte fascinante, onde convencionou-se cultural e institucionalmente que a emoção deve estar a frente da justiça. Uma discussão filosófica que envolve ainda outras questões como trabalho, ética, etc.

Eu, particularmente, não concordo com a maneira que vigora; como torcedor, abdicaria da emoção para ver prevalecer a verdade, a justiça. Vejamos, por exemplo, os dos dois lances capitais que são campeões em reclamações legítimas: o impedimento e o pênalti. Penso que o primeiro, para facilitar a visão dos envolvidos na jogada, deveria ser marcado só na linha da grande área, ou até ser extinto de vez ; e o penal, que é algo ainda mais decisivo, deveria ser marcado só após conferência rigorosa de mais de um árbitro, e se necessário fosse, com auxílio tecnológico.

Enfim, a questão é polêmica mas acho que vale a pena se debruçar sobre ela, e principalmente ouvir aqueles que, na minha opinião, tem mais propriedade para falar sobre o assunto, o jogador, o atleta profissional de futebol, pois trata-se de algo que incide diretamente no seu ambiente de trabalho, e em ultima análise na sua vida.

http://www.placarreal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário