De que é feito um craque? Essa é uma pergunta que a princípio pode parecer fácil, mas que invariavelmente da margem a mil interpretações. Um craque, ao meu ver, é feito de três características que eu colocaria no nível essencial: excelente técnica, boa ou razoável habilidade e antevisão, a conhecida capacidade de enxergar o jogo - quando a bola chega aos seus pés ele já tem o mapa da jogada na cabeça, pois nasceu com o dom de enxergar na frente em fraçoes de segundo.
Fora isso, um craque também é reconhecido por outras duas características que são do nível estatístico: regularidade e alto índice de participação e ou poder de decisão.
E o mandamento número 1, aquele que todo craque que é craque já nasce sabendo é: Jamais bisonharás!
Continua em comentários...
domingo, 25 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pelé, Garrincha, Didi, Zidane, Falcão, Rivaldo, Maradona, Zico, Romário, Del Piero, Van Basten, ganhadores ou não de Copas do mundo, escreveram seus nomes na história pois fizeram por onde para pertencerem a essa nobre linhagem.
ResponderExcluirAqui no Brasil, por motivos culturais até justificáveis, o jogador que tem muita habilidade e nos proporciona jogadas inusitadas, ou seja os grandes dribladores, são rapida e precocemente alçados a categoria de craque. Foi assim com Ronaldinho Gaucho e com Robinho. O problema é que a habilidade é apenas uma característica dos craques e não a única; e depender somente dela é um risco, pois mais hora menos hora as suas deficiências ficarão evidenciadas. E a primeira coisa que acontece, podem reparar, é burlarem o mandamento número 1 – A cara de choro com a mão no rosto e o sorriso sem graça depois de um "gol feito" perdido ou daquele chute mal dado revelam isso.
É com muita satisfação que vemos surgir um talento que tem tudo pra também escrever seu nome lá. Paulo Henrique Ganso joga demais, o finíssimo da bola! Pelo que observo nesse jovem talento, ele preenche com muita qualidade aqueles requisitos essenciais de um jogador, tem ainda regularidade e poder de decisão e de quebra joga de cabeça em pé com elegância.
O passaporte pra Africa do Sul já está carimbado. Daqui pra frente é só colher os frutos. P.H. Ganso, esse sim um craque na acepção da palavra!