domingo, 25 de abril de 2010

Esse sim!

De que é feito um craque? Essa é uma pergunta que a princípio pode parecer fácil, mas que invariavelmente da margem a mil interpretações. Um craque, ao meu ver, é feito de três características que eu colocaria no nível essencial: excelente técnica, boa ou razoável habilidade e antevisão, a conhecida capacidade de enxergar o jogo - quando a bola chega aos seus pés ele já tem o mapa da jogada na cabeça, pois nasceu com o dom de enxergar na frente em fraçoes de segundo.
Fora isso, um craque também é reconhecido por outras duas características que são do nível estatístico: regularidade e alto índice de participação e ou poder de decisão.

E o mandamento número 1, aquele que todo craque que é craque já nasce sabendo é: Jamais bisonharás!

Continua em comentários...

Um comentário:

  1. Pelé, Garrincha, Didi, Zidane, Falcão, Rivaldo, Maradona, Zico, Romário, Del Piero, Van Basten, ganhadores ou não de Copas do mundo, escreveram seus nomes na história pois fizeram por onde para pertencerem a essa nobre linhagem.

    Aqui no Brasil, por motivos culturais até justificáveis, o jogador que tem muita habilidade e nos proporciona jogadas inusitadas, ou seja os grandes dribladores, são rapida e precocemente alçados a categoria de craque. Foi assim com Ronaldinho Gaucho e com Robinho. O problema é que a habilidade é apenas uma característica dos craques e não a única; e depender somente dela é um risco, pois mais hora menos hora as suas deficiências ficarão evidenciadas. E a primeira coisa que acontece, podem reparar, é burlarem o mandamento número 1 – A cara de choro com a mão no rosto e o sorriso sem graça depois de um "gol feito" perdido ou daquele chute mal dado revelam isso.

    É com muita satisfação que vemos surgir um talento que tem tudo pra também escrever seu nome lá. Paulo Henrique Ganso joga demais, o finíssimo da bola! Pelo que observo nesse jovem talento, ele preenche com muita qualidade aqueles requisitos essenciais de um jogador, tem ainda regularidade e poder de decisão e de quebra joga de cabeça em pé com elegância.
    O passaporte pra Africa do Sul já está carimbado. Daqui pra frente é só colher os frutos. P.H. Ganso, esse sim um craque na acepção da palavra!

    ResponderExcluir