quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dia de luto para o Brasil. Não deveria haver jogo no Mineirão. A presidenta deveria se pronunciar em cadeia nacional contra a morte bárbara desses brasileiros

e a todos que protestaram nas ruas da cidade, seja você seja você meu parente, amigo, colega de trabalho ou leitor desse blog, um aviso:

FORAM 3 TRABALHADORES QUE MORRERAM ONTEM NO RIO DE JANEIRO, COMPROVADAMENTE CHACINADOS!!!

e mais outras tantas mortes ainda a serem investigadas.

Você que usou a  rede social para mostrar toda a sua (justa) indignação contra a prática violenta da PM do governador, você que tem alguma voz, algum poder de penetração, por favor, eu peço quase em tom de imploração, não se cale diante do ASSASSINATO dessas pessoas. Não faça isso.

Faça um exercício, tente imaginar se fosse no Leblon, e como você seria subitamente tomado por uma "alteridade de classe social" depois que mídia (tb de classe) repercutisse isso sem parar com choro, imagens dramas, e muito pânico, te convocando a ir as ruas.

Mostre que não é só por aí que você tecla no seu facebook pra demonstrar o senso de solidariedade..Que não é só quando a borracha é no lombo dos amigos da Zona Sul.. Mostre que sua alteridade, seu amor ao próximo é verdadeiro e não tem distinção social.

A chacina da Maré, merece agora TODA a nossa indignação. De todos nós que temos alguma voz na sociedade, que de uma certa maneira somos ouvidos, repercutimos  e podemos influenciar.. Vamos as ruas!!!! Temos motivos humanitários para isso!!!!

Não é possível que o amor ao próximo e ao país, de muita gente, manifestado na sua indignação política nesses dias, seja apenas pautado pela porcaria dessa Rede Globo!!!

Apesar de saber muito bem como as coisas funcionam, eu, contraditoriamente, me recuso a acreditar, meu Deus do céu!!! Peço desculpas pela exortação, mas vamos ver isso, vamos olhar pra isso!!!!

Eu quero fazer uma força pra não ser incisivo demais nesse momento, mas tá difícil. Me dói muito ter que concordar integralmente com as palavras de Lúcio de Castro, ditas hoje; mas acho que elas podem servir de um poderoso alerta nesse momento, mostrando que o brado seletivo contra a violência talvez seja ainda pior do que o silêncio total:

"Foram não-brasileiros que morreram ontem, é chato falar, mas grande parte dessa classe média que saiu nas ruas contra a corrupção, deveria olhar um pouco a sua conduta, quando fecha as janelas e desliga as luzes quando a Rocinha desce pra reivindicar saneamento básico no lugar de teleférico; quando clamam fervorosos por mais justiça para os políticos que estão em Brasília, mas se silenciam diante da barbárie que acontece debaixo dos seus narizes aqui no Rio de Janeiro"

Lúcio de Castro é jornalista esportivo, historiador..

 e ser humano.

sem mais.

Um comentário:

  1. vou mais alem,era pra levar essa copa para a Inglaterra no ano q vem! agora,culpa de Lula e Dilma q trouxeram isso pra cá. o pessoal não gosta de futebol,aliás,não gosta nem de trabalhar.pois, a primeira brecha,os caras pararam.nesta quarta,15:30,não tinha mais ninguem na rua.e falo daqui de Recife!

    ResponderExcluir