sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ótima notícia! BRASIL LIDERA AVANÇO MUNDIAL NO IDH -2010

O novo relatório da ONU 2010 ressalta como o Brasil melhorou em distribuição de renda, com ênfase na queda da mortalidade infantil, e avançando de forma impar no índice de desenvolvimento econômico.

A direita recém derrotada quer pautar a agenda com o velho discurso de diminuição de gastos, déficit previdenciário, reforma tributária etc_como historicamente tem feito, não podemos negar (inclusive a legitimidade); mas creio que, pelo período de conquistas que vivemos, chegou o momento dos trabalhadores, sindicatos e os movimentos sociais saírem da "periferia" e começarem a ter, de forma gradativa (eu sei..) mais peso nas decisões centrais do governo.

Com a lição desses últimos anos, foi possível constatar que mesmo num sistema capitalista globalizado é viável construir um país com inclinação social, que concilie uma economia forte com distribuição de renda, num projeto de nação desenvolvimentista. Se o Muro caiu em 89 - e demoramos a admitir isso - não seria errado afirmar que esse novo Brasil, junto aos outros países do BRIC e da América Latina, ajudaram a quebrar o “muro do neoliberalismo” que se ergueu sobre dogmas incontestáveis na década de 80 e se estabeleceu como um monte de Sião em torno dos países periféricos na década de 90, levando os estados nacionais, que adotaram o fundamentalismo de mercado como cartilha, quase a beira do colapso, como aconteceu aqui mesmo e na Argentina.

Podemos sim, portanto, começar a construir juntos com outros países uma nova ordem global, por que não?! A recente crise do capitalismo mundial, onde o Brasil foi destaque internacional esteve aí pra ajudar a provar isso e nos credencia a fazer tal projeção.

De fato, ainda é preciso fazer muito em educação, sem dúvida nenhuma - eu tenho convicção que será uma prioridade, como foi na India e na China - mas considero que a erradicação total da miséria é o compromisso acertadamente eleito como urgente pelo novo governo e creio que essa deva ser a maior cobrança, de nós como sociedade: resgatar esses 21 milhões de brasileiros que ainda vivem expropriados das condições dignas de existência.

Um Brasil de economia forte, socialmente mais digno e mais humano é possível. Eu acredito, e quero trabalhar pra isso.

Um grande abraço e ótimo fim de semana a todos!

Leia a notícia:

Maior presença do Estado na economia e a transferência contínua de renda nos últimos anos fez o Brasil liderar o avanço mundial do IDH- 2010

Com a 5º maior população do planeta, o Indice de Desenvolvimento Humano brasileiro, avançou 0,8% em 2010 atingindo a melhor evolução anual entre 179 países. Em 2009, o país ocupava a 75ª posição no ranking. Relatório da ONU destaca o "sucesso econômico recente" da estratégia brasileira, que desafiou "a ortodoxia do Consenso de Washington".

A crise ampliou a margem de manobra ideológica dentro e fora do governo para afrontar dogmas e interditos neoliberais. Governo Lula reforçou o investimento público, ampliou a presença dos bancos estatais na economia e preservou o poder de compra da população com incremento no crédito, reajustes nos benefícios sociais e no valor do salário mínimo. Ancorada em impulsos endógenos, economia voltou a crescer de forma robusta num momento em que a contração do comércio mundial não dá sinais de reversão e o capitalismo norte-americano patina, desprovido de políticas públicas para fomentar o emprego e a produção.

A travessia brasileira foi consagrada nas urnas com a vitória da candidata do governo, legitimando a ênfase no mercado interno e na união latino-amerciana para contornar a paralisia internacional. Os números comprovam que o Brasil melhorou na Educação, na Saúde e na distribuição de renda e a meta de erradicar a pobreza extrema na sociedade até 2014, um dos compromissos da presidente eleita Dilma Rousseff, ganha credibilidade adicional com o IDH 2010 .

4 comentários:

  1. Pelo amor de Deus. Falar neste avanço como algo bom???? Nenhum país foi bem sucedido economicamente sem ter um povo bem educado. (Duncan Campbell).
    O Brasil está tentando erradicar a miséria através do crédito e este um dia acaba... Educação é pra toda a vida... como nossos valores são pobres........

    ResponderExcluir
  2. Prezada Maria,

    Entendo sua preocupação e a do pastor norte-americano em ter um povo que seja bem educado
    mas quando, do lado de cá, no meu Brasil, sei que ainda existem milhões de pessoas passando fome, não tenho duvidas em afirmar que a erradicação da miséria extrema é urgente. Quem tem fome não pode esperar.

    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Que mania de pessimismo quando se trata de um governo voltado para o social!
    A verdade está aí, o Brasil é referência mundial e isto se deve ao GOVERNO LULA. E a presidenta DILMA, pelo que se vê, dará continuidade à política social e econômica de LULA!
    Os Neoliberais, inspirados em FFHH, Menen na Aregentina etc, não aceitam, ou não querem aceitar que o BRASIL de hoje é diferente, é melhor.
    Sugestão eu daria ao OBAMA: deixe as guerras e faça estágio no Brasil com LULA e DILMA para tirar os EEUU da tremenda enrascada em que essa republiqueta se meteu!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Maria Angela Dutra, por desmascarar o Dil. Essa desonestidade de forjar dados me irrita. Veja a lista completa e saiba porque o Brasil não quer seguir Cuba (sem o bloqueio seria próximo de EUA e Canadá)e Venezuela (esse sim o maior crescimento). Se tiver com preguiça vá para o http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_americanos_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

    ResponderExcluir