quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O preconceito do presidente do São Paulo

“ O Problema do Andres é um Mobral inconcluso, a hora que ele concluir isso com certeza vai dar uma melhorada, por enquanto fica aí falando ..ele precisa é estudar um pouco mais”

Nesse caso específico – frise-se – manifesto todo meu apoio ao presidente do Corinthians. As palavras preconceituosas de Juvenal Juvêncio agrediram não só a Andres Sanchez , mas uma grande parcela da torcida daquela clube, e por extensão toda a sociedade brasileira que está dando um passo importante pra se libertar de velhas amarras que já duram séculos.

Temos que bradar contra isso sempre. Chega desses “senhores de anéis ”, destilando seu preconceito e falando o que querem publicamente; está ficando cada vez mais duro de ouvir isso calado aqui no Brasil.

É impressionante como a Casa-Grande tenta sempre atingir um símbolo, como faz sistematicamente com o presidente Lula, na tentativa (consciente ou não, não importa) de mexer com a estima de uma enorme parcela da população que nele está identificada.

No caso agora a torcida desse clube e outros tantos brasileiros podem se sentir sim atingidos por extensão. Principalmente depois das piadas que vão começar a surgir - como sabemos que acontece no futebol - corroborando para o clima de animosidade e violência. Esse senhor foi de uma irresponsabilidade muito grande.

O jornalista Antero Greco, em seu programa da ESPN, fez uma admoestação com muita propriedade e firmeza; no ato, assim que Juvenal pronunciou sua frase. Greco falou sobre o preconceito de classe, sobre o ar arrogante e a mentalidade de Senhor de Engenho, que infelizmente ainda existe em muita “gente boa” aqui no Brasil. Disse ainda que é esse mesmo tipo de pensamento que povoa a mente de uma certa elite que zomba "daquela gente diferenciada.."

Parabéns a Antero Greco por sua coragem de falar sobre isso. Suas palavras foram muito necessárias, principalmente por terem sido proferidas quase que de imediato. Creio que temos a obrigação de se manifestar contra toda a sorte de preconceito, principalmente contra esse que caçoa da linguagem, da falta de estudo e da cultura do nosso povo - como o feito agora de forma infeliz pelo presidente do São Paulo

Um comentário:

  1. Nossa, que ofensa que o "reaça" Juvenal Juvêncio fez ao "representante-do-povo-oprimido-e-marginalizado" Andres Sanchez.

    E é isso com que se preocupa os blogueiros pogreçistas?

    Parabéns para todos os envolvidos.

    ResponderExcluir