sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A ridicularização do Profeta Maomé: Estão brincando com coisa muito séria.

Liberdade de expressão em tempos de fundamentalismo religioso. Como conciliar uma conquista histórica da humanidade com o respeito ao ser humano e suas escolhas?

 Primeiro o vídeo americano de profundo mau gosto, seguido da recusa absurda do Google de retirar o material, mesmo após a morte do embaixador na Líbia. Agora o jornal francês, com uma charge estúpida e desrespeitosa sobre o profeta Maomé.  Resultado: Eclodem manifestações viloentas na Alemanha, Inglaterra,  nos países Árabes e em todo mundo. O clima de instabilidade é o maior desde a Primavera Árabe e coloca o Ocidente em alerta.

 Minha pergunta é simples: Num mundo de conflitos históricos e tensões permanentes, onde a internet promoveu uma revolução de costumes positiva na vida das pessoas mas  fez aflorar também toda a sorte de preconceito e estupidez, é possível  conviver com a liberdade de expressão na sua forma total, que não seja de alguma forma regulada pela matriz universal dos Direitos Humanos?

 Acho que a humanidade terá que parar pra discutir isso, como aconteceu em 1948, após assistir estarrecida ao massacre de um só homem contra uma nação inteira; sob pena de vermos uma terceira grande guerra eclodir justamente de um direito assegurado ao final da anterior: O livre pensar humano.  




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário