segunda-feira, 16 de abril de 2012

Uma crítica consistente ao governo do PT

Infelizmente o comprometimento ideológico da mídia nacional nos priva de ter acesso à críticas mais progressitas com relação ao governo. Destaco os pontos que mais me chamaram atenção, dessa ótima entrevista do professor Armando Boito Junior, da Unicamp e, em seguida, a entrevista completa.

Onde o governo deixa a desejar

“..Talvez o mais marginalizado pela política neodesenvolvimentista seja o campesinato sem-terra, pois os governos Lula e Dilma reduziram muito o ritmo das desapropriações..”

A diferença entre o outro projeto (PSDB-mídia- alta classe média)

“…A frente neodesenvolvimentista se bate contra o campo político neoliberal ortodoxo. Esse campo é formado pelo capital financeiro internacional, pela fração da burguesia brasileira perfeitamente integrada aos interesses desse capital e pela alta classe média, cujo padrão de vida se assemelha ao das camadas abastadas dos países centrais.”

Não se pode esmorecer

“…É preciso ter claro o seguinte. A grande burguesia interna depende do voto dos trabalhadores para manter os governos neodesenvolvimentistas e nem por isso essa burguesia abriu mão de lutar por seus interesses mesmo quando isso fere os interesses dos trabalhadores. As associações empresariais estão pressionando o governo para que esse reduza os gastos públicos – os gastos com os trabalhadores, mas não com a rolagem da dívida pública ou com os empréstimos subsidiados do BNDES, poderiam acrescentar – e para que efetue reformas que reduzam o custo do trabalho. Não serão, então, as organizações dos trabalhadores que irão abrir mão de seus objetivos específicos para ganharem nota de bom comportamento no interior desse “frentão”.

Leia  na íntegra:

http://www.brasildefato.com.br/content/%E2%80%9C-economia-capitalista-est%C3%A1-em-crise-e-contradi%C3%A7%C3%B5es-tendem-se-agu%C3%A7ar%E2%80%9D

Nenhum comentário:

Postar um comentário