quinta-feira, 8 de abril de 2010

A safra é boa, já a colheita...

Há muito tempo não vejo no futebol mundial tantos jogadores de alto nível. Mesmo com o atual sistema de marcação acirrado, a diminuição dos espaços, a evolução da força física e o aumento da velocidade – fenômenos ignorados pela maioria dos comentaristas nacionais - a verdade é que tem muita gente gastando a bola por aí. É difícil acreditar que consigam jogar tanta bola no futebol de hoje em dia, com todas as mudanças pelas quais o esporte passou nos últimos 30 anos e que se acentuaram na ultima década; mas, fazer o quê, os caras jogam...Talvez só pra contrariar a tese de comentaristas pessimistas/saudosistas que dizem que o futebol bonito de se ver acabou.

Veron, Pirlo, Rooney, Seedorf, Totti, Drogba, Del Piero, Robben, Schneider , Ribery, Tevez, Nani, Fábregas, Iniesta, Lampard, Gerard, Cristiano Ronaldo, Xavi, E’to, e o extraordinário monstro do lago Messi , são todos excelentes jogadores jogando em alto nível e com regularidade em competições disputadas mundo afora.. Da gosto ver. Isso pra não falar do futebol coletivo que estão jogando Barcelona, Bayer de Munique, Manchester City e Inter de Milão...Só espetáculo, vale a pena ver sempre! As finais da Champions estão imperdíveis, é só jogaço de 4, 5 gols, lá e cá, todos disputadíssimos, bola de pé em pé, numa velocidade incrível, um luxo de se ver...

Infelizmente a maioria dos analistas esportivos (os chamados especialistas) que são pagos pra ver futebol , preferem ignorar, tanto as mudanças óbvias do esporte, como o próprio futebol mundial em suas análises ou, talvez por questões bairristas, e até por vaidade, simplesmente esconder, o que é muito pior. Ou ainda , tentando imaginar de tudo, no caso de alguns mais antigos, por questões fisiológicas que os impeçam de acompanhar a velocidade absurda do jogo de hoje, mas aí é até perdoável... Aí, quando aparece um monstro como Messi, que até o dorminhoco do Sergio Noronha é capaz de ver, aí falam, comentam em cima do óbvio, se não pega mal, né..

O problema, meus amigos, definitivamente não é de quem produz, mas de quem colhe as impressões e divulga...Ou seja, a safra é boa, farta e bem distribuída, já a colheita...

7 comentários:

  1. Porra Didil, não colocou nenhum jogador brasileiro nessa safra!? Tem Elano, Josue, Giberto Silva, Kleberson, Julio Batista, Felipe Mello! Só monstro!

    ResponderExcluir
  2. hahahaa...Só monstro!!

    Infelizmente, fora as promessas, no patamar desses caras, hoje, só o Kaká, que eu não citei porque não tem jogado.. É duro, mas é a realidade. Forçando, tem o Pato, mas quase não joga e o Nilmar que, infeliezmente, tá escondido, no Vila...Os que vc citou são bons jogadores, mas jamais serão craques!

    Eu não citei os melhores brasileiros, pra não gerar polêmica, e pra não doer demais, Biano, mas fato é que os grandes destaques da posição, hj, vão do goleiro ao zagueiro central. Coisa inimaginável em se tratando do futebol mais respeitado do mundo, e aque até pouco tempo atras, ainda tinha Ronaldo, Rivaldo, Juninho, e durante um curo periodo, o Gaucho.

    Nosso grande craque hoje chama-se Thiago Silva, o melhor zagueiro brasileiro que surgiu em 20 anos , pode escrever aí!

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Respondendo ao Romero que comentou no post, abaixo

    Se Veron, Del Piero, Lampard etc, são cabeças de bagre, e vc acha que o Edmundo foi craque , eu só posso respeitar a sua opinião, mas concordar de jeito nenhum.

    abraço!

    ResponderExcluir
  4. O dia que o jogador brasileiro deixar a preguiça e o pandeiro de lado, voltaremos a falar em hegemonia ... Não por acaso o Thiago Silva e o Kaka se destacam. São sérios e dificilmente os vemos com o pandeiro na mão. O futebol moderno é aplicação pura. Nossa capacidade técnica é indiscutível, falta disciplina.

    Falando em Thiago Silva: que Deus ilumine o MONSTRO !!!!

    PS. O Adriano foi indiciado por associação ao tráfico e ainda não saiu nada no Globoesporte.com

    abç Bonfa

    ResponderExcluir
  5. Fala Fabinho,
    concordo com tudo isso, e escrevo provocando, justamente pra gente pensar...Os gringos passaram a perna na gente, e hoje tem mais holandes se destacando lá do meio pra frente do que brasileiro, argentino nem se fala..!! Caramba, isso deveria mexer com a gente, os "analistas" e "professores", deveriam fazer ma reflexão sobre as causas que levaram a gente a essa mediocridade. Mas não preferimos não ver, ou nos ufanando loucamente, ou se fixando no passado (Zico, Pelé etc.) ou nos enganado com jogadores que a imprensa vende, ou até criticando o Dunga dizendo que (meu Deus!) ele é que culpado e não enxerga os craques...Deveriamos agradecer a ele, isso sim, por levar os medianos e os bons joagores as vitórias titulos e, hoje, nos dar dignidade de enfrentar outras seleções de igual pra igual.

    Enquanto não formos realistas não vamos enxergar a p. do problema, que é estrutral e comportamental. O formação errada de jogadores já nas divisões de base, somado ao oba-oba do pandeiro e do cordão de ouro, durante esses anos todos acabou dando nisso: Vivemos a maior escassez de craques da nossa história.

    O Brasil está sendo afobado e relapso na gestação dos craques e ao invés de pari-los, os tem abortado aos montes...E a mídia jamais inciará essa discussão, pois vive de vender jornal, do 8 ou 80, do céu e do inferno , do senso comum, e por questões óbvias, prefere empurrar goela abaixo a trança com bandana que já jogou muita bola, mas que hj balança perdida nos campos e não faz nem sobra ao seu passado...uma pena.

    ResponderExcluir
  6. Didil,

    A cena que mais reflete a situação do nosso futebol foi aquela dos nossos jogadores passando pela sala de imprensa batucando e ignorando os jornalistas na hora da entrevista coletiva (não me lembro do jogo, acho que foi na copa das confederações). E a CBF?? Nem aí..

    abç Bonfa

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro bem..e quem puxava esse bonde sinistro osso duro de roer? Quem? lamentável..
    A CBF, nem aí, a imprensa faturando em cima..e o brasileiro, gostando de tudo...

    Que alguem muito sábio e capaz instrua o Ganso, pois o Neymar, pelo que tem demonstrado, tem em Robinho seu ídolo: Muita marra, agressivo, sendo expulso e falando pelos cotovelo...

    Calma, molEque, calma...Tu tem muita bola , vale ouro..não da mole, vai comendo pela beirada, deixa pra gastar essa marra quando chegar no TOPO DO MUNDO COMO O MESSI PORRA!!!!!

    Nem o Messi que já está lá em cima e tem mais pelo menos uma década pela frente pra brilhar tá tirando essa chinfra...vai com calma, garoto, tu ainda tens a árdua tarefa de redimir o futebol brasileiro, só isso, coisa simples..

    ResponderExcluir