segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Não, você não é melhor do que ninguém, não do que esse homem, isso eu garanto.

Eu queria dizer aquelas pessoas que tenho visto por aí atacarem de forma estúpida Philip Seymour Hoffman, o ator extraordinário encontrado morto em sua casa, no domingo, que procurem olhar mais a si mesmas, observar mais as suas vidas, antes de falar de alguém e do que leva uma pessoa a fazer isso ou aquilo consigo mesma.

A morte por overdose de heroína é algo terrível, nos deixa perplexos pois o desfecho é mesmo assombroso. Mas, por favor, não vamos nos esquecer que estamos falando de um ser humano de um talento fenomenal, que em suas atuações arrebatadoras já elevou  a almas de milhares de pessoas mundo afora, como o enfermeiro de Magnólia, ao se fazer, com extrema delicadeza, de "ponte" para o perdão entre pai e filho.

Não, você não é melhor do que ninguém, não do que esse homem, isso eu garanto. Chega de hipocrisia.

Você que hoje só consegue rir de verdade depois de algumas doses de álcool e, sem se dar conta, foi perdendo aos poucos o cheiro e o sabor das coisas boas dessa vida.

Você que não passa um dia sem umas boas tragadas no cigarro, cujo nível de dependência física é o mesmo da droga de escolha de Phil, que além do mal que causa a si mesmo as vzs tb colabora para provocar mal em terceiros, já que o fumo passivo é uma das maiores causas de morte no mundo.

Você que não resiste ao consumo de produtos que nem deseja mais, saiba que sua oniomania tb é um distúrbio.

Você que só consegue ter prazer numa conversa quando está envolvendo terceiros e fazendo futrica.  Não há droga mais pesada para o espírito humano do que a maledicência.

Você que ataca políticos e PMs com todo seu ódio,  mas que, atolado em suas pequenas corrupções diárias, é incapaz de ver a parte que lhe cabe nesse desmando social que vivemos.

Você que elege seus heróis e seus bandidos fabricados pelos meios de comunicação, que não tem o mínimo cuidado com aquilo que professa e divulga e leva uma vida desapegada da justiça, saiba que pior do que viver no engano, é colaborar para levar outras pessoas para o mesmo lugar.

Você escravo da vaidade cuidado, overdose de si mesmo tb mata, pois nada mais angustiante e definhador do espírito do que tentar preencher um vazio de alma com aquilo que não somos.

 Eu, com meus vícios de conduta que afetam aqueles que me amam, questões recorrentes que atrapalham minhas relações com as pessoas, meus eventuais descontroles e outras coisas, muitas das quais sequer imagino...

Não somos melhores do que ninguém, pelo menos não do que esse homem. Enquanto estivermos nesse corpo, nesse planeta, podemos até fazer um outro movimento em direção a nos tornarmos seres um pouco mais limpos de todas essas "drogas", e tb mais conscientes;  mas creio que sempre teremos algo de nós preso a 'alguma pedra na estrada', pra gente nunca se esquecer de quem somos. E não julgarmos ninguém.

Ninguém é melhor do que ninguém, ninguém. Daquela líder política defensora do verde, que prega o novo  mas se alia aos velhos coronéis que tanto criticou, do presidente de côrte que a cada dia mostra parecer  ter as mesmas práticas que condena, do jovem "bem-nascido" que faz justiça pelas próprias mãos mas que dirige bêbado colocando a vida de inocentes em risco; dos líderes espirituais das mais belas palavras, desde os que manipulam pessoas pobres com seus dízimos, os que impedem o desenvolvimento da ciência e jogam contra a vida humana até o mais dócil dos seres, que prega a simplicidade mas permite que lhe beijem os pés.

Se olharmos mais para dentro de nós mesmos, talvez não sejamos mais tão agressivos com todos os alvos fáceis que essa rede social nos oferece diariamente pra bater, talvez sejamos mais tolerantes com as diferenças e os 'pecados' alheios, possivelmente nos desintoxicaremos das porcarias que nos consomem e certamente seremos mais confiantes a ponto de não colocar nossa felicidade em nada nem ninguém nesse mundo.

Descanse em paz, Phil!


Um comentário: