terça-feira, 20 de março de 2012

Parabéns e acima de tudo obrigado, Lionel Messi!

É pra agradecer a Deus pelo excepcional jogador que estamos vendo acontecer debaixo de nossos queixos caídos. Lionel Messi é a prova que o futebol é fantástico, pois ainda pode nos surpreender com a “força da natureza” que é esse garoto.
Messi acaba de quebrar outro recorde, se tornando o maior artilheiro da história do Barcelona e dá sinais de que não vai sossegar tão cedo, pelo visto, por muitos anos continuará assombrando o mundo da bola.  A cada semana, a cada partida, são dois, três, até cinco gols, e das maneiras mais diversificadas possíveis, seja qual for o adversário, seja qual for a competição, venha quem vier, pra ele “é tudo João”, como era pro Mané.

Sobre isso gostaria de abrir um parênteses: Antes do jogo contra o Bayer Leverkusen começar, observando o craque argentino na hora d ohino, mandei uma mensagem pro meu sobrinho brincando: “Eu tenho medo do Messi”. Sua postura nos minutos que antecedem a partida, denuncia o estrago que fará emcampo minutos depois. Olhar frio, seco, aparentemente alheio àquilo tudo, só esperando o momento do apito do juiz pra fazer aquilo que mais gosta (arrisco dizer que talvez seja até a única coisa que realmente gosta, pois parece até que ele só faz isso na vida). Não consigo imaginar Messi sequer indo ao mercado comprar um aparelho de barbear. Aliás até consigo sim, imagino ele passando pelo balcão das laranjas e fazendo embaixadinha pra espantar o tédio..

É um animal futebolístico, o maior que já se teve notícia.Posso estar enganado, mas acho que nunca existiu um craque dessa envergadura cujo ofício, a vontade e a inclinação de maneira geral fosse somente jogar bola. Refiro-me a até a uma careta ou um simples levantar de sobrancelha na hora do hino. Não tem um brinco, uma tatuagenzinha, uma pulseirinha, uma festinha mais animada, nada parece atrair ou seduzir esse rapaz, somente a bola, somente a velha e boa redondinha. Isso é caso de amor e daqueles duradouros, alguém ainda duvida?

E o mais bacana é que nada também parece deslumbrá-lo e, muito menos, intimidá-lo. Messi trata o mundo glamouroso do futebol como Garrincha tratava o próximo lateral que iria marcá-lo.

Por isso, vê-lo em campo é sempre um privilégio. Vale a pena torcer por ele, ele corresponde, nos dá bônus de alegria e não para de surpreender.

Nas últimas semanas, foram dois gols pelo Espanhol , depois três pela Seleção Argentina, depois cinco na Champions League – quebrando seu próprio recorde de quatro gols sobre o Arsenal em 2010 - depois mais dois pelo Espanhol..Ufa, no domingo, Messi supera a si mesmo e antes da cavadinha, dessa vez cisma de dar uma caneta no zagueiro, e tocar por cobertura, uma pintura..E  hoje, quando precisava de apenas um golzinho pra bater o recorde de César por seu clube, resolveu fazer logo três e levar a bolapra casa mais uma vez! Tapa na bola, gol driblando o goleiro/ batendo no alto e outro por cobertura, é só escolher o mais belo.

Messi é gênio, não há o que contestar. Está, junto com Pelé, Didi, Garrincha, Cruyff, Zidane e Maradona, no seletíssimo grupo dos melhores de todos os tempos, e não precisa ser comparado a ninguém pois imprimiu um estilo jamais visto nos gramados. Ninguém aplicou técnica e velocidade com tamanha perfeição como Messi, nem Maradona - supra sumo da habilidade, mas que não tinha a excelência técnica desse garoto e nem o seu extraordinário poder de decisão.

Sua condução de bola, partindo como um raio pra cima dosadversários, é assombroso de assistir. Messi só visa o gol, leva pancada e não cai e “troca de marcha”com uma facilidade espantosa - percorre o campo em alta velocidade, de repente, para, dá um drible de corpo, ou um passe de um metro como se nada tivesse acontecido. E como é goleador, com todo o respeito, mas vai fazer gol assim lá na "residência do carvalho”..São sempre muitos e belíssimos gols, pra todos os gostos de todos os fregueses. Simplesmente genial!

 Acompanho esse esporte há um bom tempo,quando achava que não me surpreenderia com mais nada, fui agraciado com o futebol refinado de Zinedine Zidane, e hoje tenho o privilégio de ver esse pequenoe admirável argentino reinventando a bola nos gramados do mundo.

Muchas gracias, Lionel!

Um comentário:

  1. messi vc e um otimo jogado meu time é barcelona adoro vc meu crack

    ResponderExcluir