terça-feira, 9 de novembro de 2010

A entrevista do ministro na Globo que disse muito sobre a ...Globo.

A entrevista do ministro da educação Fernando Haddad ao programa matinal Bom dia Brasil foi uma das coisas mais elucidativas que vi na TV nos últimos tempos.

Pra quem ainda não assistiu eu posso assegurar que vale muito a pena ver o que acontece quando jornalistas despreparados tentam dar uma “calça curta” em alguém que tem convicção sobre o que fala.

Jornalistas que considero até razoavelmente bons quando o propósito é entreter o público, mas absolutamente despreparados para função principal a que se propõe, não da pra fugir dessa verdade pois ela grita!

Fazendo um esforço, até dá pra entender, já que quando o assunto é governo (ou melhor, esse governo) acredito que devam ser obrigados a ler as pressas sobre o que vão falar, e sempre sobre uma pressão absurda do patrão pra bater, bater e bater cegamente até ver se sangra alguma coisinha que seja do inimigo político-ideológico de todo o sempre.

Só que hoje foi mais um daqueles dias em que se deram muito, mas muito mal em seu propósito. Pra se ter uma idéia, num certo momento, o ministro já meio cansado de perguntas impertinentes, responde a uma delas com um requinte de crueldade banhada numa sofisticação que poucas vezes vi alguém fazer com eles:

“..Vamos fazer o seguinte, façam um debate com os observadores externos ao Brasil..façam um debate com pessoas que entendem de educação, com o CDE, Banco Mundial , Bid, Unesco, Unicef e OEI [...] vejam o quadro da educação brasileira na primeira década do século XXI em contraste com as décadas passadas, eu faço questão de participar..”

Silêncio no estúdio.

Meus amigos, a verdade é uma só: O Bom Dia Brasil de hoje convidou Haddad para engoli-lo, só que seus jornalistas, despreparados e confusos, é que foram jantados pelo ministro da educação que não tomou nem conhecimento da turma do café da manhã.

Foi mais um dia em que o jornalismo se transformou em novela.

A Globo não aprende.

E esse tipo de jornalismo é muito prejudicial, causa um estrago muito grande, pois além de emburrecer (essa é a palavra) ele desinforma o seu leitor, o camarada que vai lá e assina O Globo na maior boa vontade, que assiste aos telejornais na expectativa de se informar e dá com os burros n’água. O consumidor diário do padrão Globo de dar a notícia é submetido ao ridículo quando sai de suas rodas “de conforto” sociais – Meu Deus, se ainda não se deu conta, alguém precisa falar isso pra ele.

Voltando a entrevista, mais do que patética a considero lamentável, pois existem críticas pertinentes ao ENEM que mereciam ser feitas – por exemplo, a uniformização do critério avaliativo para medir realidades absolutamente distintas, que promove distorções no resultado como a de uma escola indígena cujo português nem é a primeira língua e ficou em última no ranking desse ano.

Essas e outras criticas legítimas nessas e em outras áreas do governo deveriam ser feitas e trazidas a reflexão se estivéssemos falando de um jornalismo sério e preparado. Mas não, trata-se de uma oposição raivosa cujo único objetivo é criar pânico e desestabilizar a sociedade, e no afã de cumprir a “sua missão”, se perde cada vez mais em meio a mediocridade e caminha inexoravelmente para o fim.

confira:

http://www.youtube.com/watch?v=j-GCF2rvxFQ

Um comentário:

  1. Santa incompetência, Batman!!!! Imagina se o jornalista não precisar mais de diploma, então?!?! Esses caras são muito burros. Eles querem é desestabilizar o governo federal, pois são um partido político de extrema direita e não uma empresa de comunicação democrática e responsável. Lei de MíIdas Já!!! FORA, Rede Gloebbels!!!

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    ResponderExcluir