terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Copa do Mundo e os mitos que ainda persistem


O dinheiro investido nos estádios poderia ser investido na educação?

Não. Esta é uma frase folclórica, um slogan repetido por aí há meses sem o menor sentido. O dinheiro para educação é da monta de quase três vezes do total investido no evento inteiro. Uma verba não tem nada, absolutamente nada a ver com a outra.

Infelizmente, o argumento desconhece a natureza e os labirintos de um orçamento público e da previsão orçamentária nacional. Só que é repetido incessantemente por gente de boa fé, alguns inocentes-úteis , mas tb por muita cobra-criada que sabe como a coisa funciona, mas se faz de desentendida pra ver o circo pegar fogo.

Aí entra o papel das velha mídia e dos arautos do caos. Como as oposições midiáticas e partidárias não podem expor o seu programa verdadeiro, o que lhes resta é apostar no caos, numa catástrofe que arrebente o país por dentro e internacionalmente. Nada melhor do que a Copa. Nada melhor do que o fracasso da Copa. Assim, nada melhor do que a violência durante a Copa.

Os arautos na mídia dizem que são contra, que não pregam a violência. De fato: não pregam. Mas chamam. Esperam. São ardilosos, provocam incitam até onde podem o reacionarismo na classe média, depois que o saco de neguinho explode e reage nas ruas, aí eles se fazem de democratas e pacíficos, criminalizam e entregam black blocs  e sininhos de bandeja pra sociedade linchar a vontade. Se conseguíssemos perceber só uma parte do movimento das mentes que comandam os meios de comunicação no Brasil, certamente seríamos cidadãos  menos manipuláveis.

Outro dia,, na entrevista de um black bloc no  Estadão, um deles dizia que ‘foram abandonados pelo Movimento Passe Livre’. Desculpa mas só dando muita risada disso. Caramba, não é justamente o contrário?! A presença deles é que esvazia as manifestações, e até as impede, como já  aconteceu com  a manifestação suspensa dos motoristas e cobradores no Rio de Janeiro, e dos professores ano passado.

Já falei o que penso, protesto é justo e legítimo. Tenho protestado contra a corrupção na Fifa há mais de dois anos, indo para as ruas, apoiando os moradores da Vila Autódromo, ao lado dos moradores da Adeia, do Horto e tudo que esteja envolvido na lógica das remoções do capital na cidade. Mas é bom que saiba bem o que se quer, que se tenha informação para não se deixar tomar pelo ódio e a violência como método  e não como justa defesa de um movimento popular organizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário