segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O DNA golpista da Globo

1982 - Escândalo da Proconsult: A fraude nas eleições do Rio de Janeiro 
Roberto Irineu Marinho, filho do dono e um dos quatro homens fortes da corporação, havia assumido o compromisso com o candidato do regime, Moreira Franco. Foi montado um esquema criminoso para fraudar a contagem dos votos através da empresa Proconsult, cujo programador era um oficial da reversa do Exército.

Nesta trama , a TV Globo ficou com o encargo de manipular a divulgação da apuração. Mas, já prevendo a fraude, foi montado um esquema paralelo de apuração, organizado por uma empresa rival, o Jornal do Brasil. A armação criminosa foi desmascarada, Leonel Brizola foi eleito governador e a poderosa Rede Globo ficou desmoralizada na sociedade.
1984 -Editorial do Globo reafirmando o apoio a Ditadura Militar (chamada por Roberto Marinho de Revolução)
1984 - Diretas Já: Como a Globo omitiu a informação, ludibriando o povo dizendo se tratar de uma festa em SP.
A TV Globo, totalmente ligada à ditadura, simplesmente ignorou as gigantescas manifestações. Chegou a rejeitar matéria paga sobre o protesto das Diretas-Já em Curitiba. Até duas semanas antes da votação da Emenda Dante Oliveira ela não divulgou nenhum dos eventos da campanha, que reunia centenas de milhares de brasileiros. No comício de São Paulo, em 25 de janeiro de 1984, ela só aceitou noticiar o ato, que juntou 300 mil pessoas, após conversa reservada entre o presidente do PMDB, Ulysses Guimarães, e o chefão Roberto Marinho. Mesmo assim, registrou o comício de maneira distorcida, como se fosse parte da comemoração do aniversário da cidade.

Somente quando percebeu o forte desgaste na sociedade, com os manifestantes aos gritos de “o povo não é bobo, fora Rede Globo”, a emissora começou a tratar da campanha – já na reta final da votação da emenda, em 25 de abril. Novamente, Roberto Marinho confessou seu crime numa entrevista. “Achamos que os comícios pró-diretas poderiam representar um fator de inquietação nacional e, por isso, realizamos apenas reportagens regionais. Mas a paixão popular foi tamanha que resolvemos tratar o assunto em rede nacional”.
 

 
1989 - Video da BBC de londres falando sobre a armação para derrubar Lula e eleger Collor
1994 - O dia que entrou pra história das comunicações no Brasil: Brizola consegue direito de resposta em pleno JN. O povo passa a saber quem é o que faz a empresa de Roberto Marinho pela boca do Cid Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário