sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ecos do jogão de quarta feira!

Que coisa boa foi poder assistir a esse jogão de bola, com campo aberto pros craques se fartarem. Com espaço pra produzir o que sabe, ninguém segura o jogador brasileiro! Nessas condições, eles sabem deitar e rolar como nenhum outro do planeta. Quem no mundo tem a habilidade estrondosa de Neymar e Ronaldinho? Messi e Cristiano Ronaldo, talvez..e fica por aí.
O jogo foi sensacional, mas temos que ser realistas: um outro com essas características (ou mesmo semelhantes), que era mais comum no passado, dificilmente se repetirá. Me refiro aos espaços no campo, verdadeiros latifúndios, que vimos na quarta-feira. Esse jogo reacende em nós amantes do futebol a paixão pelo jogo solto, cheio de arrancadas, dribles e tudo mais que um dia vimos nos tapes e nos estádios do Brasil afora; mas, por mais que o sonho pela magia da bola nos conduza ao engano, sabemos que dificilmente será reeditado.

Nesses tempos de marcação cerradísima, 3 volantes etc_ um jogaço de bola desses, que era comum há 20, 30 anos, hoje tronou-se algo atípico. Não é a toa que está sendo chamado por alguns jornalistas , estranhamente, de "clássico playstation".

Pra acontecer mais vezes, como gostaríamos (meu Deus, seria fantástico!) , teria que haver uma Nova Ordem no futebol brasileiro. Uma convenção de técnicos e de atletas (que já vem contaminados lá da base) para uma espécie de “lesse fair” da bola - jogar e deixar jogar. Alguém, honestamente, acredita nisso?

Mas, enquanto isso, voltemos pra realidade, onde permanece viva e saborosa a lembrança do deleite que tivemos na quarta-feira. Fiquemos com o sonho e com a esperança que nossos craques possam gastar toda a bola que têm quando encontrarem os espaços diminuídos e marcação potente de marcadores multiplicados e implacáveis. Como faz Messi há alguns anos, e não é a toa que é chamado com toda justiça de melhor do mundo.

Quanto a Neymar, aposto minhas fichas que ele tem todas as condições de reproduzir seu belíssimo futebol por longos anos e assombrar o mundo como faz o argentino. Quanto ao Ronaldinho já não faço a mesma aposta. Não acredito mais na sua capacidade de jogar sobre pressão, marcação e com o peso da decisão sobre os ombros.

No mais, viva o futebol!

ps: Estranha-me o fato de a imprensa – principalmente a Globo - não estar pressionando o técnico da seleção nesse momento. Caso o técnico fosse o anterior, não tenho dúvidas que estariam fazendo comparações incessantes entre o chamado “verdadeiro futebol brasileiro” e “ o futebolzinho do time do técnico da seleção”, que diga-se de passagem hoje sim vai realmente muito mal das pernas, vinda de um vexame histórico. Estranha-me mais ainda o fato de não fazerem pressão pela convocação de Ronaldinho Gaúcho. Ele está jogando esse ano, muito mais do que jogou em 2009/2010 e a seleção brasileira muito menos do que jogou na época e, no entanto, não vejo um pedido mais contundente por parte de nenhum jornalista sequer. Se compararmos com a campanha que fizeram (principalmente a Globo) em 2010 a distância é absurda.


ps 2: O lugar de todo cidadão amante do futebol brasileiro é sábado as 10hs, no Largo do Machado. É o primeiro passo para o povo começar recuperar o que a parceria Globo-CBF nos tirou.

Um comentário:

  1. Babão bueno hoje durante a corrida de fórmula atendendo ao chefe(ali kamel) comparou ronaldinho a Neymar, deixando no ar que o ronaldinho é melhor que o Neymar. Pelo amor de Deus, vai ser "doidão" assim lá Conchinchina(recusem a presença dele por aí, conchinchinenses,poie ele é amigo do demo( não confundir com o outro demo, o partido, ou melhor quebrado)

    ResponderExcluir